Processo Administrativo
Disciplinar, Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito Administrativo
Sancionador
Período e Carga Horária: 14.12.23 (8:30h às
17:30h), e 15.12.23 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório
do Alameda Vitória Hotel
Av. Dante Micheline, 585 • Praia de
Camburi • Vitória • ES
Tel.: (27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
.
Apresentação:
Já se foi o tempo em que bastava ao agente público conhecer apenas
o rol de impedimentos e sanções dirigidas a si por intermédio de seu estatuto,
conjuntamente com os procedimentos básicos de aplicação de sanções,
popularmente conhecidas como “Processo Administrativo Disciplinar”, “Inquérito
Administrativo” e “Sindicância”.
Nos dias atuais a discussão orbita ao redor do chamado “Direito
Administrativo Sancionador”, especialmente após o advento da significativa
reforma da “Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92)”,
demandando do agente o conhecimento desta nova sistemática de aplicação de
sanções que, logicamente, perpassa pelo “Processo Administrativo Disciplinar”,
pela “Sindicância” e/ou “Inquérito Administrativo”.
Pensando nisso, com o escopo de ensinar/aprimorar aqueles que
desejam se aprofundar nos temas do “PAD” e seus correlatos, assim como entender
a nova sistemática inserida no “Direito Administrativo Sancionador”, surge o
presente curso, completo, baseado em casos práticos, tendo em vista a
capacitação integral do agente público para os casos cotidianos e para a
condução de trabalhos punitivos no âmbito da Administração Pública.
Objetivos:
Objetivo Geral: Proporcionar
ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos para conhecer o “Direito
Administrativo Sancionar” e sua relação com os institutos do “Processo
Administrativo Disciplinar”, da “Sindicância” e do “Inquérito Administrativo”.
Objetivos Específicos: Ao final
do curso, o participante será capaz de:
•
Compreender o “Direito Administrativo Sancionador”,
o “Processo Administrativo Disciplinar”, a “Sindicância” e o “Inquérito
Administrativo”;
•
Estar qualificado para participar de comissões
de “Processo Administrativo Disciplinar”;
•
Desempenhar funções investigativas em uma “Sindicância”
ou “Inquérito Administrativo”;
•
Aplicar a legislação relacionada aos casos
concretos; e
•
Desempenhar suas funções em consonância com as
jurisprudências do STF, STJ, TCU e do TCE-ES em relação às matérias abordadas
no curso;
•
Identificar as responsabilidades, competências e
impedimentos legais aplicáveis a cada caso.
Metodologia:
O curso
será teórico-prático, com exposição dialogada, discussão, sistematização e
síntese, exercícios teóricos e práticos, tomando por base a elaboração da
legislação, rotinas, checklists, boas práticas e entendimentos jurisprudenciais
aplicáveis ao tema.
Público Alvo:
Servidores
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da
Defensoria Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos
de Classe, Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das
Fundações, dentre outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos,
vereadores, secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores,
procuradores, auditores, contadores, membros da Comissão Permanente de
Licitação, servidores das áreas de compras e contratações, gestores e fiscais
de contratos, assessores e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo:
•
Direito
Administrativo Sancionador
•
Conceito
•
Aplicabilidade
•
Princípios norteadores
•
Simetria com o Direito Penal
•
Tutela coletiva – Princípio da Indisponibilidade
do Interesse Público e da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado
•
Direito Administrativo Sancionador e Improbidade
Administrativa
•
Implicações práticas do Direito Administrativo
Sancionador
•
Questões processuais
•
Processo
Administrativo Disciplinar (PAD)
•
Conceito
•
Aplicabilidade
•
Fontes normativas
•
Princípios aplicáveis ao PAD
•
Devido Processo Legal
•
Contraditório
•
Ampla Defesa
•
(In)formalismo moderado
•
Verdade Real
•
Presunção de Não-Culpabilidade
•
Motivação
•
Fases:
•
Sindicância
•
Instauração
•
Inquérito
•
Julgamento
•
Ilícitos passíveis de investigação via PAD
•
Fases do Processo Administrativo Disciplinar
•
Instauração:
•
Banca condutora dos trabalhos
•
Inquérito:
•
Instrução – Questões processuais relevantes
•
Defesa
•
Relatório
•
Prazos e prescrições
•
Julgamento
•
Apreciação do relatório
•
Possibilidade de revisão
•
Sentença administrativa
•
Coisa julgada administrativa (discussão
doutrinária)
•
Penalidades advindas do PAD
•
Advertência
•
O que é
•
Casos aplicáveis
•
Suspensão
•
O que é
•
Casos aplicáveis
•
Prazos
•
Demissão
•
O que é
•
Casos aplicáveis
•
Reversão da demissão via decisão judicial ou
administrativa – casos aplicáveis e como proceder
•
Cassação de aposentadoria
•
O que é
•
Casos aplicáveis
•
Entendimentos dos Tribunais Superiores e das
Cortes de Contas
•
Destituição de cargo em comissão
•
O que é
•
Casos aplicáveis
•
Falhas mais comuns na condução do PAD e como
evitá-las
•
Anulação do PAD
•
Nulidade formal
•
Nulidade relativa
•
Nulidade absoluta
•
Servidor comissionado e o PAD
•
Diferenças entre Processo Administrativo
Disciplinar, Sindicância e Processo Sumário:
•
Prazos
•
Motivos
•
Comissões
•
Resultados
•
Inquérito
Administrativo
•
O que é
•
Relação com o Processo Administrativo
Disciplinar
•
Condução
•
Fase inicial
•
Produção de Provas
•
Documental
•
Testemunhal
•
Outras
•
Indiciamento
•
Defesa
•
Revelia
•
Procedimento
•
“Hands-on”: momento
em que os participantes participam ativamente do curso, resolvendo situações
simuladas, baseadas em casos práticos, com o objetivo de aplicar e consolidar o
conhecimento obtido.
Instrutor: ALEXANDRE AMORIM
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor
no curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor
da FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos;
·
Legística e Técnica Legislativa Procedimentos
para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos Administrativos no Setor de
Compras;
·
Nova Lei de Improbidade Administrativa e
Responsabilização dos Agentes Públicos: Alterações e Reflexos Práticos na
Administração Pública;
·
Direito Constitucional para Servidores
Públicos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Direito Administrativo para Servidores
Públicos;
·
Processo Administrativo Disciplinar,
Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito Administrativo Sancionador;
·
Formação de Agente de Contratação na Nova Lei
de Licitações e Contratos;
·
Dispensa e Inexigibilidade - Inovações na Nova
Lei de Licitações e Contratos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Assessoria Legislativa com foco em Comunicação
(“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
·
Como Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa
para Implementar a Nova Lei de Licitações: Curso Teórico e Prático.
·
Licitação Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior
Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal: IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22,
vigência a partir de 01.11.22;
·
Contratos Administrativos na Nova Lei de
Licitações e Contratações Públicas: Elaboração, Análise, Interpretação e
Execução Prática; e
·
A Nova Lei de Licitações e a Formação de
Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.680,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.020,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.370,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.930,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.180,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.920,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.160,50: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,50
|
6 e 8
|
R$ 150,50
|
+ de 9
|
R$ 225,50
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,50
para cada inscrição.
Dados para empenho/depósito: FEST -
Fundação Espírito-santense de Tecnologia.CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do
Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não
realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins
lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota Fiscal e a documentação
legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
A inscrição pode ser feita direto no site www.fest.org.br ou no Link:
Contato: FEST – (27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br |