Legística e Técnica Legislativa: Procedimentos
para a Correta Elaboração de Legislações.
Período e Carga Horária: 08.08.24 (8:30h às
17:30h), e 09.08.24 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na Orla de Camburi, no
sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla
de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de
trás do hotel.
Apresentação
Nos dias
atuais muito se debate sobre a atuação cada vez mais acentuada do Poder
Judiciário, especialmente na análise e controle da (in)constitucionalidade dos
atos normativos expedidos pelo Poder Legislativo.
Neste
cenário, torna-se cada vez mais importante o aprofundamento minucioso do
processo legislativo, especialmente no que diz respeito à aplicação da boa
técnica legislativa.
Partindo-se
dos pressupostos de que o parlamentar detém a legitimidade da
representatividade popular do voto, aliado à necessidade de um controle
preventivo naturalmente mais eficiente e eficaz que o repressivo, fica fácil
perceber que uma produção legislativa realizada dentro dos padrões
constitucionais e legais evita problemas futuros, seja por conta de uma
eventual declaração de inconstitucionalidade pelo Poder Judiciário ou até mesmo
pela própria população, nos famosos casos em que a “lei não pega”.
Diante
disso, o curso “Legística e Técnica Legislativa: procedimentos para a correta
elaboração de legislações” – utilizando-se de metodologia prática com workshop que permitirá ao participante
construir legislações até mesmo “do zero”, conforme a correta técnica
legislativa – vem ao encontro da necessidade de um Legislativo inteligente que,
respaldado pela soberania popular, e fazendo uso da técnica correta, reafirma
sua independência diante dos demais Poderes e instituições.
Objetivo:
O curso
tem por objetivo possibilitar ao participante:
•
Saber como produzir legislações até mesmo “do
zero”;
•
Conhecer as normas que regem a adequada
elaboração legislativa;
•
Conhecer o trâmite do processo legislativo;
•
Conhecer as espécies legislativas e suas
interações no ordenamento jurídico;
•
Ficar atento aos principais vícios (formais e
materiais) que invalidam as normas produzidas;
•
Ter contato com casos reais em que houve tanto a
aplicação correta quanto a errônea da técnica legislativa, estabelecendo senso
crítico;
•
A adequação de proposição de minutas à técnica
de redação legislativa;
•
A elaboração e revisão de minutas de proposição;
e
•
A capacidade de execução de pesquisas e de
estudos técnicos específicos relacionados à atividade legislativa.
Metodologia
•
O curso será desenvolvido a partir de
metodologias participativas, buscando incorporar as inovações dos recursos
tecnológicos e adaptando os conteúdos programáticos às diferentes realidades
apresentadas;
•
Aulas expositivas;
•
Workshop – construindo legislações “do zero”, em
que cada participante irá construir, junto ao instrutor, normas conforme as
regras da boa técnica legislativa;
•
Debates; e
•
Serão utilizados materiais didáticos digitais e
impressos. No transcorrer das aulas são apresentadas, conforme cada caso,
posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais importantes sobre a temática
abordada.
Público Alvo: Servidores dos Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria
Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe,
Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações,
dentre outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, membros da Comissão Permanente de Licitação, servidores
das áreas de compras e contratações, gestores e fiscais de contratos,
assessores e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo
•
INTRODUÇÃO
(1º DIA)
•
Apresentação;
•
Técnica legislativa (formal);
•
Processo legislativo (material);
•
Evolução da técnica legislativa (praxes e
mandamentos legislativos);
•
Linguagem corriqueira x linguagem jurídica x
segurança jurídica; e
•
Atividade legislativa: elemento econômico e
regra da intervenção mínima legislativa.
•
ORDENAMENTO
JURÍDICO BRASILEIRO (1º DIA)
•
Direito Constitucional
•
Federação;
•
República;
•
Tripartição dos Poderes;
•
Voto como legitimador da soberania popular;
•
Escalonamento normativo e consequências
práticas;
•
Competências dos entes federados;
•
Competência legislativa x competência material;
•
Competência privativa x competência exclusiva;
•
Competência comum;
•
Competência concorrente; e
•
Competência residual/remanescente.
•
Competências municipais
•
Constituição Federal;
•
Leis Orgânicas Municipais; e
•
Entendimentos jurisprudenciais relevantes.
•
PROCESSO
LEGISLATIVO (1º DIA)
•
O processo legislativo na Constituição Federal –
“os 10 artigos de ouro”
•
Espécies legislativas
•
Emenda à constituição federal
•
Limitações formais;
•
Limitações materiais; e
•
Limitações circunstanciais.
•
Leis ordinárias e lei complementares
•
Diferenças e situações de uso;
•
Iniciativa do processo legislativo – cautelas
contra vícios de iniciativa; e
•
Tramitação federal.
•
O processo legislativo municipal
•
Requisitos essenciais à propositura de um
Projeto de Lei
•
Justificativa – Importância e como deve ser
realizada;
•
Anexação de legislações e outros documentos
necessários; e
•
Estudo prévio de impacto financeiro e
orçamentário.
•
Proposições em espécie – Pontos de destaque
•
Decretos Legislativos;
•
Resoluções;
•
Substitutivos;
•
Pareceres;
•
Relatórios;
•
Indicações; e
•
Requerimentos.
•
TÉCNICA
LEGISLATIVA (2º DIA)
•
Ciclos da elaboração legislativa
•
Definição da matéria abordada;
•
Verificação da possibilidade jurídica;
•
Estudo da matéria (legislação e jurisprudência);
•
Elaboração do anteprojeto (minuta);
•
Revisão do anteprojeto; e
•
Redação final.
•
Linguagem, expressão e segurança jurídica;
•
Conectivos lógicos (“e” e “ou”); e
•
Estrutura do texto legal.
•
Parte
preliminar
•
Epígrafe
•
Grafia;
•
Identificação;
•
Título;
•
Número de ordem;
•
Ano de promulgação; e
•
Exemplos práticos (uso correto e uso
inadequado).
•
Ementa
•
Identificação do objeto;
•
Indexador de conteúdo;
•
Facilitador de buscas; e
•
Exemplos práticos (uso correto e uso
inadequado).
•
Enunciado do objeto
•
Objeto;
•
Âmbito de aplicação da norma e consequências
práticas; e
•
Exemplos práticos (uso correto e uso
inadequado).
•
Indicação do âmbito de aplicação
•
Parte
normativa
•
Número de objetos tratados por norma;
•
Codificações; e
•
Cláusula de vigência.
•
Forma de contagem de prazo
•
Cláusula de revogação;
•
Função do artigo, parágrafo, inciso, alínea e
item; e
•
Agrupamento de artigos em Partes, Livros,
Títulos, Capítulos, Seções e Subseções.
•
Princípios de observância obrigatória
•
Clareza
•
Sentido comum x nomenclatura própria;
•
Concisão;
•
Orações em ordem direta x ordem indireta;
•
Preciosismo;
•
Neologismo; e
•
Adjetivações dispensáveis.
•
Precisão
•
Articulação lógica;
•
Sinonímia;
•
Ambiguidade;
•
Não-regionalismo;
•
Uso de siglas;
•
Citação de números, percentuais e datas; e
•
Remissões.
•
Ordem lógica
•
Exemplos práticos (uso correto e uso inadequado)
•
Parte
final
•
Disposições transitórias;
•
Cláusula de vigência; e
•
Cláusula de revogação – forma de menção.
•
Alteração
das leis
•
Casos de reprodução integral;
•
Casos de reprodução parcial;
•
Situações de substituição no próprio texto;
•
Renumeração de artigos;
•
Aproveitamento de dispositivos revogados,
vetados, declarados inconstitucionais ou com execução suspensa;
•
Dispositivo;
•
Consolidação das leis – âmbito de maior
ocorrência;
•
Inexatidão formal e escusa para o seu não
cumprimento; e
•
Exemplos práticos (uso correto e uso
inadequado).
•
Aspectos
não abordados expressamente pela Lei Complementar nº 95/98
•
Uso de pontos, pontos-finais, ponto-e-vírgula,
parênteses, travessões e outros sinais; e
•
Exemplos práticos (uso correto e uso
inadequado).
•
CONSIDERAÇÕES
FINAIS (2º DIA)
•
Conclusões importantes sobre todo o curso;
•
Tira-dúvidas; e
•
Encerramento.
Instrutor: ALEXANDRE AMORIM
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor no
curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor da
FEST nas seguintes disciplinas:
· Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
· Legística
e Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração;
· Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras;
· Nova
Lei de Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos:
Alterações e Reflexos Práticos na Administração Pública;
· Direito
Constitucional para Servidores Públicos;
· Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações;
· Direito
Administrativo para Servidores Públicos;
· Processo
Administrativo Disciplinar, Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito
Administrativo Sancionador;
· Formação
de Agente de Contratação na Nova Lei de Licitações e Contratos;
· Dispensa
e Inexigibilidade - Inovações na Nova Lei de Licitações e Contratos;
· Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares
e Termo de Referência para Licitações;
· Assessoria
Legislativa com foco em Comunicação (“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
· Como
Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa para Implementar a Nova Lei de
Licitações: Curso Teórico e Prático.
· Licitação
Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal:
IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22, vigência a partir de 01.11.22;
· Contratos
Administrativos na Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas: Elaboração,
Análise, Interpretação e Execução Prática; e
· A Nova
Lei de Licitações e a Formação de Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.673,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.013,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.363,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.923,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.173,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.913,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.153,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados para empenho/depósito: FEST -
Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ:
02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário,
Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973.
www.fest.org.br
Banco do
Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não
realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins
lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota Fiscal e a documentação
legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
|