A Nova Lei de Licitações e Contratos
Aplicada à Realidade do Legislativo Municipal:
A Lei 14.133/21 revogou todas as outras,
e agora?
Período e Carga Horária: 22.08.24 (8:30h às 17:30h), e 23.08.24 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204.6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação
Enfim a
lei 14.133/21 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos) revogou
todas as demais leis licitatórias. Mais especificamente em 30/12/2023 o
ordenamento jurídico brasileiro passou por uma “virada de chave” no âmbito das
compras públicas, fazendo com que agora, obrigatoriamente, todos os entes
estejam alinhados conforme a nova legislação.
É
sabido, contudo, que muitos entes municipais, por conta de pautas e
dificuldades vivenciadas no dia a dia, não tenham tido tempo suficiente para
elaborarem as regulamentações normativas necessárias à nova Lei. É neste ponto
que este curso desponta, como um “socorro” imediato aos Municípios que ainda
não conseguiram capacitar seus servidores e publicar suas normas mínimas para
adequação à lei 14.133/21.
Neste
curso, os servidores poderão entender melhor os detalhes da lei 14.133/21
conforme a realidade municipal, além da apresentação de modelos e minutas para
que o ente possa publicar e se adequar, de pronto, às necessidades mais
urgentes da nova Lei.
Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno a aquisição
de conhecimentos gerais sobre a nova lei de licitações e contratos,
especialmente no que diz respeito às dispensas e inexigibilidades de
contratação, além da confecção das minutas de Documento de Formalização de
Demanda, Termo de Referência, Contratos e demais documentos necessários às
contratações.
Objetivos Específicos: Ao final do
curso, o participante será capaz de:
· Compreender e
elaborar um documento de formalização de demanda;
· Compreender e
elaborar um termo de referência;
· Compreender e
elaborar um edital;
· Compreender e
elaborar contratos;
· Compreender e
executar contratações por dispensa ou inexigibilidade de licitação; e
· Conhecer os
entendimentos atuais sobre os temas abordados, à luz do TCU e TCE/ES.
Metodologia
O curso será teórico-prático, com exposição
dialogada, discussão, sistematização e síntese, quanto ao cumprimento das
exigências legais nas licitações e contratos administrativos no âmbito do Poder
Legislativo Municipal.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins. Ênfase em servidores do
Poder Legislativo!
Conteúdo
Programático:
· INTRODUÇÃO:
o
Vigência
da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e sua intertemporalidade
com as lei anteriores (princípio da ultra-atividade e tempus regit actum)
o
Conceitos gerais básicos previstos
na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
o
Formalização de processos na Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
·
REALIDADE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
o
Pontos da Nova Lei de Licitações e
Contratos Administrativos que somente serão obrigatórios posteriormente
o
Checklists da Nova Lei de
Licitações e Contratos em relação à
§ Formalização de processos licitatórios
§ Pontos obrigatórios de previsão editalícia
§ Formalização de processos de dispensa ou inexigibilidade de licitação
§ Formalização de contratos administrativos
·
DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DE
DEMANDA (DFD)
o
O que é?
o
Quando é necessário?
o
Como elaborar?
o
Como se encaixa na cronologia
processual
o
(Des)necessidade na contratação
direta?
o
Identificação da área demandante
o
Tipo de objeto:
§ Serviço (não) continuado com (sem) mão de obra?
§ Material de consumo
§ Material permanente/equipamento
o
Forma de contratação sugerida
§ Pregão
§ Concorrência
§ Dispensa de licitação
§ Inexigibilidade
§ Adesão à ARP
o
Fonte de recursos
o
Prazos
o
Critérios de sustentabilidade e
acessibilidade
o
Grau de prioridade
o
Justificativa da necessidade da
contratação/aquisição
o
Quantidade de material/serviço
o
Demanda inédita
o
Responsáveis pela demanda
·
TERMO DE REFERÊNCIA
o
Elaboração conforme modelos AGU e
entendimentos TCE/ES
o
Condições gerais da contratação
o
Fundamentação e descrição da
necessidade da contratação
o
Descrição da solução como um todo
o
Ciclo de vida do objeto
o
Requisitos da contratação
o
Vistoria
o
Modelo de Execução
o
Materiais a serem disponibilizados
o
Informações relevantes para o
dimensionamento da proposta
o
Modelo de Gestão do contrato
o
Formas e critérios de seleção do
fornecedor
o
Adequação orçamentária
o
Adequação à Lei Geral de Proteção
de Dados
·
EDITAL
o
Modelo de edital para contratação direta
o
Modelo de edital para Registro de
Preços
o
Objeto
o
*Registro de preços (quando for o
caso)
o
Participação na licitação
o
Apresentação da proposta e
documentos de habilitação
o
Preenchimento da proposta
o
Abertura da sessão, classificação
das propostas e formulação de lances
o
Fase de julgamento
o
Fase de habilitação
o
Ata de Registro de Preços
o
Formação do cadastro de reserva
o
Recursos
o
Infrações administrativas e
Sanções
o
Impugnação ao edital e pedido de
esclarecimento
o
Disposições gerais.
·
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
o
Checklist e minutas, conforme art.
92 da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
o
Objeto
o
Vinculação ao edital ou ato de
contratação direta
o
Legislação aplicável
o
Regime de execução ou forma de
fornecimento
o
Preço e condições de pagamento
o
Critérios e periodicidade da
medição
o
Prazos
o
Créditos para despesa
o
Prazo para resposta ao pedido de
reajustamento e de repactuação conforme o caso
o
Garantias
o
Direitos e responsabilidades
o
Obrigação de manutenção das
condições da habilitação na fase de execução contratual
o
Reserva de cargos obrigatórios por
lei
o
Modelo de gestão contratual
o
Casos de extinção
o
Foro competente
·
DISPENSA E INEXIGIBILIDADE
o
Formalização processual
§ DFD, ETP, TR e outros conforme o caso
§ Estimativa de despesa
§ Pareceres jurídicos e técnicos
§ Compatibilidade orçamentária
§ Comprovação de requisitos
§ Razão de escolha do contratado
§ Justificativa de preço
§ Autorização da autoridade competente
o
Casos de dispensa
o
Casos de inexigibilidade
o
Instruções Normativas aplicáveis
o
Regulamentações necessárias
o
Check-lists
· Minutas de modelos de todos os itens acima (DFD, TR, Edital, Contrato e
Formalização de processos de contratação direta).
· Jurisprudência
dos tribunais de contas – decisões do TCU e do TCE-ES em
relação às matérias abordadas no curso.
·
Hands On -
Orientações finais e Exercícios práticos.
Instrutor:
Alexandre Amorim:
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 15 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor no
curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor da
FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
·
Legística
e Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras;
·
Nova
Lei de Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos:
Alterações e Reflexos Práticos na Administração Pública;
·
Direito
Constitucional para Servidores Públicos;
·
Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações; ;
·
Direito
Administrativo para Servidores Públicos;
·
Desafios
do Controle Interno Na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
·
A
Nova Lei de Licitações e Contratos Aplicada à Realidade do Legislativo
Municipal: A Lei 14.133/21 revogou todas as outras, e agora?
·
A
Nova Lei de Licitações e a Formação de Pregoeiro: Curso com foco em Casos
Práticos;
·
Como
estruturar o órgão/entidade administrativa para implementar a Nova Lei de
Licitações: Curso Teórico e Prático.
·
Contratos
Administrativos na Nova Lei Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas;
·
Formação
de Agente de Contratação na Nova Lei de Licitações e Contratos;
·
Gestão
e Fiscalização de Contratos na Administração Pública;
·
Novo
Sistema de Registro de Preços na Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos;
Investimento:
· Opção
A = R$ 1.716,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.
· Opção
B = R$ 2.056,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático.
· Opção
C = R$ 2.406,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.
· Opção
D = R$ 1.966,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
· Opção
E = R$ 2.216,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
F = R$ 2.046,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
G = R$ 2.196,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,50
|
6 e 8
|
R$ 150,50
|
+ de 9
|
R$ 225,50
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,50
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
|