REGULARIZAÇÃO
FUNDIÁRIA.
Ênfase na atualização do arcabouço legal e
experiências exitosas.
Período e Carga Horária: 17.09.24 (8:30h às 17:30h), e 18.09.24 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação
Nossas
cidades são fortemente marcadas pela desigualdade socio territorial,
condicionando as populações periféricas e racializadas à precariedade urbana,
nesse sentido, cabe destacar que no
Brasil, poucas foram as cidades em que o processo de regularização fundiária
foi amplamente realizado ou concluído.
Com a promulgação da Constituição Federal
em 1988 e do Estatuto da Cidade em 2001, ampliou a possibilidade de efetuar-se
a regularização destas áreas. Em contrapartida, lançou um enorme desafio a
todos os níveis de governo, no sentido de estabelecerem procedimentos
administrativos complementares que facilitem e reduzam os prazos processuais
para a regularização fundiária.
Destacando que a regularização fundiária
das áreas de ocupação irregular consolidadas é um importante instrumento de
cidadania e de inclusão social. A titulação do domínio destas áreas confere a
seus moradores maior segurança quanto à sua permanência no local e garantia de
prestação regular de serviços públicos. Representa, ainda, a oportunidade de
uma maior apropriação de valor econômico, seja no caso de alienação do imóvel ocupado
ou na obtenção de crédito, uma vez que a propriedade pode ser utilizada como
garantia real para contrair empréstimo. Entretanto, são muitos os entraves
legais e burocráticos para a efetivação da titulação da propriedade em áreas
ocupadas irregularmente.
Para a superação e melhor execução das
ações das políticas urbanas, o Governo Federal vem promulgou algumas legislações,
como a Lei nº.
11.977/2009, que vem sendo atualizada pelas seguintes: Lei nº. 12.424/2011; Lei nº.
12.693/2012; Lei nº. 13.173/2015; Lei nº. 13.274/2016; Lei nº. 13.465/2017, Lei
nº. 13.590/2018 e a Lei nº 14.382/2022, dentre outras normas
infralegais
Por isso, a proposta
desse curso é contribuir na capacitação dos operadores das polícias públicas
urbanas para a possibilidade de trazer para regularidade as propriedades
consideradas “informais” segundo a legislação vigente, tendo em vista que o
direito de propriedade é também um direito fundamental, corolário do direito da
moradia, ambos imprescindíveis para uma vida digna.
Nesse sentido, o curso
provocará reflexões práticas e propositivas no âmbito dos possíveis caminhos
orientados para a regularização fundiária em áreas urbanas, com vistas a
promoção do direito à moradia, trazendo discussões relativas à estruturação de uma
política urbana mais inclusiva em relação as agendas políticas contemporâneas
no Brasil, além de apresentar algumas experiencias concretas e exitosas.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno, o entendimento e a
aplicabilidade da Legislação referente a regularização fundiária em áreas
urbanas, com ênfase na Lei Federal nº 13.465/17 e demais base legais.
Objetivos Específicos:
· Assimilar
conceitos teóricos e práticos referente a regularização fundiária em áreas
urbanas, seus fundamentos legais e leis que a amparam em nível
federal e municipal;
· Identificar e
utilizar ferramentas gerenciais no âmbito do poder público municipal para
elaboração de projetos de regularização fundiária;
· Discutir o
passo a passo algumas etapas da regularização fundiária; e
· Examinar reflexões
práticas e propositivas no âmbito dos possíveis caminhos orientados para a
regularização fundiária em áreas urbanas.
Metodologia
Exposição dialogada, discussão,
sistematização e síntese, exercícios teóricos e práticos.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, controladores, auditores, procuradores, executores de
políticas públicas urbanas, assistentes sociais, arquitetos urbanistas, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo
Módulo I: Introdução a
Regularização Fundiária Urbana
Parte I: Marco Legal
· Noções Gerais de Regularização Fundiária: o que é
irregularidade fundiária, tipos de irregularidade fundiária; o que é regularização
fundiária;
·
Marco legal
da regularização fundiária: especialmente as Leis 13.465/2017, Lei No. 13.590/2018 e Lei
14.382/22
Parte II: Alguns
Instrumentos
· zonas especiais de interesse social;
· Demarcação urbanística
· Desapropriação;
· Doação
MÓDULO II –
Regularização Fundiária na Prática
Parte I: Autonomia, Competência e
Responsabilidade dos Municípios
· Regularização Fundiária X Gestão Pública Municipal
· A estrutura municipal da regularização fundiária
Parte II: Diagnósticos
e Ações para a área a ser regularizada
· Histórico preliminar dos núcleos urbanos;
· Estudos técnicos da área – áreas de preservação permanente e
áreas de risco;
· Estrutura urbana existente e necessária
· Mobilização da comunidade;
· Trabalhos técnicos;
· Experiencias exitosas
Instrutora: AUREA DA
SILVA GALVÃO ALMEIDA
Mestranda em Política Social; Especialista
em Direito Ambiental e Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica - PUC
de Minas Gerais (2020), e em Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal do
Espirito Santos (2011), graduou-se em Serviço Social pela Universidade Federal
do Espírito Santo (2006). Supervisora do Programa de Qualificação das Redes de
Vigilância em Saúde do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em
Saúde -ICEPi; foi Secretária Municipal de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal
da Serra, desenvolvendo atividades relacionadas a política ambiental, ao
desenvolvimento urbano e do setor produtivo, a educação e conservação ambiental
e ao saneamento básico. Já atuou também como Secretária Municipal de Habitação
no mesmo município, onde implantou programa municipal de regularização
fundiária beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas e de habitação de
interesse social. Respondeu também pela assessoria de planejamento e controle
interno no poder público municipal.
Currículo Lattes:
<http://lattes.cnpq.br/6696854204810612>
Investimento:
· Opção
A = R$ 1.671,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.
· Opção
B = R$ 2.011,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático.
· Opção
C = R$ 2.361,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.
· Opção
D = R$ 1.921,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
· Opção
E = R$ 2.171,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
F = R$ 1.911,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
G = R$ 2.151,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
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Valor do
desconto por aluno:
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3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
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