Desafios
do Controle Interno Na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Período e Carga Horária: 10.09.24 (8:30h às 17:30h), e 11.09.24 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204.6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação
Enfim a lei 14.133/21 (Nova Lei de
Licitações e Contratos Administrativos) revogou todas as demais leis licitatórias.
Mais especificamente em 30/12/2023 o ordenamento jurídico brasileiro passou por
uma “virada de chave” no âmbito das compras públicas, fazendo com que agora,
obrigatoriamente, todos os entes estejam alinhados conforme a nova legislação.
A lei estabelece a necessidade de
práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo.
Isso implica na necessidade de um sistema robusto para identificar, avaliar e
mitigar riscos nas contratações públicas. Há uma ênfase significativa na transparência
das contratações públicas. Isso inclui a divulgação de informações sobre
licitações e contratos, o que requer um controle interno eficiente para
garantir a precisão e a integridade dos dados divulgados.
A lei traz maior responsabilidade aos
gestores e servidores envolvidos nas contratações públicas. O controle interno
deve estar atento para garantir que todas as ações estejam em conformidade com
os princípios legais e éticos. Traz, outrossim, maior responsabilidade aos
gestores e servidores envolvidos nas contratações públicas. O controle interno
deve estar atento para garantir que todas as ações estejam em conformidade com
os princípios legais e éticos.
A capacitação contínua dos servidores
envolvidos em processos de licitação e contratos é fundamental, devendo o
controle interno deve garantir que os servidores estejam atualizados sobre as
melhores práticas e normativas vigentes.
É diante deste cenário de novos desafios
que desponta o presente curso, ministrado por quem já trabalhou na Secretaria
Municipal de Controle e Transparência do Município de Vila Velha (SEMCONT) e,
portanto, conhece os desafios e a importância de um controle interno robusto e
qualificado.
Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno a aquisição
de conhecimentos gerais sobre a nova lei de licitações e contratos,
especialmente no que diz respeito aos desafios relativos ao controle interno e
o que precisa ser alterado em conforme a novel legislação em vigor.
Objetivos Específicos: Ao final do
curso, o participante será capaz de:
· Conhecer os
principais pontos da Nova Lei de Licitações
· Compreender os
macroprocessos envolvidos
· Entender os
novos paradigmas trazidos pela lei
· Ficar ciente
do que precisa ser modificado na estrutura administrativa
· Conhecer
fluxos importantes para um desempenho do papel do controle interno com
excelência; e
· Conhecer os
entendimentos atuais sobre os temas abordados, à luz do TCU e TCE/ES.
Metodologia
O curso será teórico-prático, com exposição
dialogada, discussão, sistematização e síntese, tomando por base a experiência
prática do instrutor na condução e fiscalização do cumprimento das licitações e
contratos administrativos no âmbito do Poder Legislativo.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins. Ênfase em servidores do
Poder Legislativo.
Conteúdo
Programático:
· ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA NOVA
LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
· Vigência da Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos e sua intertemporalidade com as lei anteriores (princípio da
ultra-atividade)
o
Novas definições:
§ Agente público
§ Autoridade
§ Contratante
§ Contratado
§ Licitante
§ Compra
§ Serviço
§ Obra
§ Bens e serviços comuns e especiais
§ Serviços e fornecimentos
· Contínuos
· Com regime de dedicação exclusiva de mão de obra
· Não contínuos (por escopo)
· Técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual
o
Planejamento das contratações:
§ Plano de Contratação Anual
· Obrigatório ou facultativo?
· Elementos (in)dispensáveis
· Descrição do objeto
· Setor demandante
· Quantidade estimada necessária
· Custo estimado
· Justificativa
· Período estimado para a realização da compra/contratação
· Prioridade
o
Fase preparatória
§ Estudo Técnico Preliminar
· O que é?
· Obrigatório ou facultativo?
· O ETP é mera repetição de um Termo de Referência?
· Elementos (in)dispensáveis
o
Descrição da necessidade da
contratação
o
Requisitos da contratação
o
Levantamento de mercado
o
Solução como um todo (novo
paradigma)
o
Estimativa do valor da contratação
o
Parcelamento ou não da solução
o
Contratação correlatas ou
interdependentes
o
Alinhamento com o Plano de
Contratação Anual
o
Demonstrativo dos resultados
pretendidos
o
Providências a serem adotadas
previamente pela administração
o
Impactos ambientais
o
Posicionamento (in)conclusivo
o
Exceções ao uso do ETP
o
IN 58/2022
§ Termo de Referência
· O que mudou?
· Definição do objeto
· Fundamentação da contratação (elo entre ETP e TR)
· Descrição da solução como um todo
· Requisitos da contratação
· Modelo de execução do objeto
· Modelo de gestão do contrato
· Critérios de medição e pagamento
· Forma e critérios de seleção do fornecedor
· Estimativas do valor da contratação
· Adequação orçamentária
· Alinhamento do TR ao Plano de Contratação Anual (necessidade?)
· Exceções à elaboração do TR
o
Formalização de processos na Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos
§ Fluxo processual para licitar (art. 18, NLLCA)
§ Fluxo processual para contratações diretas (dispensa e inexigibilidade –
art. 72, NLLCA)
o
Contratos Administrativos:
§ Checklist e minutas, conforme art. 92 da Nova Lei de Licitações e
Contratos Administrativos
§ Objeto
§ Vinculação ao edital ou ato de contratação direta
§ Legislação aplicável
§ Regime de execução ou forma de fornecimento
§ Preço e condições de pagamento
§ Critérios e periodicidade da medição
§ Prazos
§ Créditos para despesa
§ Prazo para resposta ao pedido de reajustamento e de repactuação conforme
o caso
§ Garantias
§ Direitos e responsabilidades
§ Obrigação de manutenção das condições da habilitação na fase de execução
contratual
§ Reserva de cargos obrigatórios por lei
§ Modelo de gestão contratual
§ Casos de extinção
§ Foro competente
·
DISPENSA E INEXIGIBILIDADE
o
Formalização processual
§ DFD, ETP, TR e outros conforme o caso
§ Estimativa de despesa
§ Pareceres jurídicos e técnicos
§ Compatibilidade orçamentária
§ Comprovação de requisitos
§ Razão de escolha do contratado
§ Justificativa de preço
§ Autorização da autoridade competente
o
Casos de dispensa
o
Casos de inexigibilidade
o
Instruções Normativas aplicáveis
o
Regulamentações necessárias
o
Check-lists
·
CONTROLE E TRANSPARÊNCIA
o
Controle interno como linha de
defesa
o
Novas exigências de publicidade
face ao Portal Nacional de Contração Públicas (PNCP)
o
Sítio eletrônico oficial
o
Jornal de grande circulação (novo
entendimento do TCE/ES)
o
Gestão de riscos e controle
preventivo
o
Mapa de riscos
o
Transparência e divulgação de
informações
o
Responsabilidades dos agentes
públicos e do controle interno
o
(Des)necessidade de adoção de
tecnologias e ferramentas modernas
o
Fiscalização e monitoramento de
contratos
o
Combate à fraude e à corrupção
o
Atendimento aos prazos legais
o
Entendimentos do Tribunal de
Contas do ES e do Tribunal de Contas da União sobre a NLLCA imprescindíveis ao
controle interno
·
Hands On -
Orientações finais e Exercícios práticos.
Instrutor:
Alexandre Amorim:
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 15 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor no
curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor da
FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
·
Legística
e Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras;
·
Nova
Lei de Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos:
Alterações e Reflexos Práticos na Administração Pública;
·
Direito
Constitucional para Servidores Públicos;
·
Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações; ;
·
Direito
Administrativo para Servidores Públicos;
·
Desafios
do Controle Interno Na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
·
A
Nova Lei de Licitações e Contratos Aplicada à Realidade do Legislativo
Municipal: A Lei 14.133/21 revogou todas as outras, e agora?
·
A
Nova Lei de Licitações e a Formação de Pregoeiro: Curso com foco em Casos
Práticos;
·
Como
estruturar o órgão/entidade administrativa para implementar a Nova Lei de
Licitações: Curso Teórico e Prático.
·
Contratos
Administrativos na Nova Lei Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas;
·
Formação
de Agente de Contratação na Nova Lei de Licitações e Contratos;
·
Gestão
e Fiscalização de Contratos na Administração Pública;
·
Novo
Sistema de Registro de Preços na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
Investimento:
· Opção
A = R$ 1.691,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.
· Opção
B = R$ 2.031,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático.
· Opção
C = R$ 2.381,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.
· Opção
D = R$ 1.941,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
· Opção
E = R$ 2.191,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
F = R$ 1.931,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
G = R$ 2.171,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,50
|
6 e 8
|
R$ 150,50
|
+ de 9
|
R$ 225,50
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente público
(mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado separadamente
por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,50
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
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