GESTÃO DE PATRIMÔNIO IMOBILIZADO
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LEVAR NOTEBOOK PARA USAR NO 2º
DIA DE AULA
Período e Carga Horária: 07.10.24 (8:30h às 17:30h) e 08.10.24 (8h às 17h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção:
O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na Orla de Camburi, no
sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla
de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de
trás do hotel.
Apresentação:
O curso abordará conceitos e determinações legais
que norteiam a mensuração, os ajustes iniciais, a depreciação e a reavaliação
dos bens móveis e imóveis, abordando também aspectos inerentes aos inventários,
com o intuito de facilitar a implementação destes itens em atendimento às
exigências do CFC, da STN e do TCE/ES.
Haverá
resolução de exercícios e casos práticos sobre os temas do curso e disponibilização
da legislação e das planilhas para auxiliar na realização de valorização,
depreciação, reavaliação e inventário dos bens móveis e imóveis.
Objetivo: Capacitar o servidor para entender os conceitos e
utilizar técnicas e procedimentos para a eficaz realização de ajustes iniciais
e reavaliação de bens, redução a valor recuperável, depreciação, inventários,
assim como os respectivos registros contábeis.
Público Alvo: Servidores
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, dos
Fundos, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos de Previdência,
dentre outros), Servidores e Secretários nas áreas de Contabilidade,
Controladoria, Auditoria, Administração, Finanças, Orçamento, Almoxarifado e
Patrimônio, Compras e Suprimentos, Assessores e Consultores na área pública e
outras áreas afins. funcionários de
empresas de desenvolvimento de softwares de gestão patrimonial para o setor
público.
Conteúdo:
I.
Classificação Orçamentária da Despesa
·
Material Permanente x Material de Consumo
·
Serviços de Terceiros x Material de Consumo
·
Obras e Instalações x Serviços de Terceiros
II.
Critério Geral de Reconhecimento
·
Conceituação de Ativo Imobilizado
·
Ativos de Infraestrutura e do Patrimônio Cultural
·
Benfeitorias em Imóveis de Terceiros
III.
Mensuração no Reconhecimento e Ajuste
Inicial de Valor
·
Mensuração Inicial
·
Custos Subsequentes
·
Ajuste Inicial de Valor e Etapas desse Processo
IV.
Mensuração após o Reconhecimento
·
Método de Custo ou Método de Reavaliação
·
Redução a Valor Recuperável
·
Depreciação
·
Baixa
·
Relatórios de Controle da Mensuração e da
Depreciação de Bens
V.
Inventário de Bens
·
Procedimentos básicos
·
Relatório de Inventário de Bens
Instrutor: GILMAR HARTWIG:
·
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade
Federal do Espírito Santo – UFES.
·
Especialista em Contabilidade e Controladoria
Aplicadas ao Setor Público pela Fucape Business School.
·
Exerce o cargo efetivo de Consultor do Tesouro
Estadual, na Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo, onde atua desde
2010 na Contabilidade Geral do Estado.
·
Docente na Escola de Serviço Público do Espírito
Santo – ESESP.
·
2º colocado entre os Trabalhos Técnicos
apresentados no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.
·
Participante
de grupos técnicos da STN, cujos objetivos são a discussão, procedimentalização
e implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor
Público.
·
Atuou
como membro no GTCON/STN do Grupo de Estudos de Procedimentos Contábeis
Patrimoniais – Ativo Imobilizado, que visa criar os procedimentos de
sistematização do reconhecimento inicial e mensuração subsequente do ativo
imobilizado.
·
Palestrante
na STN, apresentando os modelos de relatórios com o objetivo de estabelecer
padrões para o adequado controle físico e evidenciação contábil dos bens móveis
e imóveis na administração pública, atendendo aos padrões mínimos estabelecidos
pelas NBCASP.
·
Atuou
como participante do Grupo de Procedimentos Contábeis do Espírito Santo -
GTCON/ES.
Investimento:
· Opção
A = R$ 1.642,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.
· Opção
B = R$ 1.982,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático.
· Opção
C = R$ 2.332,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.
· Opção
D = R$ 1.892,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
· Opção
E = R$ 2.142,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
F = R$ 1.882,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
G = R$ 2.122,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O desconto
será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente público
(mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado separadamente
por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ:
02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário,
Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973.
www.fest.org.br
Banco
do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX:
cursos@fest.org.br
Favor
não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem
fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
A
inscrição pode ser feita no site www.fest.org.br ou no link:
Contato FEST: (27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Bárbara ou Camila. cursos@fest.org.br
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