GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Orientações, técnicas e procedimentos
práticos conforme a lei e os entendimentos dos órgãos de controle externo.
Período e Carga Horária: 31.10.24 (8:30h às 17:30h) e 01.11.24 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação: Contratos
administrativos são ajustes entre órgãos/entidades da Administração Pública e
particulares, em que há um acordo de vontades para a formação de vínculo e
estipulação de obrigações recíprocas e devem estabelecer, com clareza, os
direitos, obrigações e responsabilidades de cada parte, em conformidade com a
licitação a que se vinculam.
Neste curso, você obterá os conhecimentos necessários para gerir,
controlar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações assumidas entre
os particulares e a administração pública em um contrato administrativo.
Objetivo Geral: Proporcionar
ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos para formalizar o contrato
administrativo de acordo com as normas aplicáveis; compreender as recomendações
e prescrições da legislação de licitações e contratos, aplicando-as à
gestão/fiscalização de contratos; promover as alterações contratuais
necessárias dentro dos limites fixados em lei; compreender as normas
pertinentes à responsabilidade da Administração Pública na contratação; manter
o equilíbrio econômico-financeiro do contrato ou reequilibrá-lo, conforme o
caso; identificar a conveniência ou obrigação de rescindir ou anular o contrato
administrativo; aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do
contrato; realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva do contrato
administrativo; desenvolver mecanismos eficazes de fiscalização de contratos a
fim de evitar riscos de responsabilização em caso de inadimplemento, pelas
contratadas, das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e conhecer
a jurisprudência dos tribunais de contas aplicáveis às matérias abordadas
durante o curso.
Objetivos Específicos: Ao
final do curso, o participante será capaz de:
?
Estar qualificado para ser designado
gestor/fiscal de contratos públicos pelo seu gestor;
?
Aplicar a legislação relacionada à
gestão e fiscalização de contratos administrativos;
?
Desempenhar suas funções em
consonância com a jurisprudência do TCU e do TCE-ES em relação às matérias
abordadas no curso;
?
Identificar as responsabilidades e
as competências dos gestores e fiscais de contratos; e
?
Promover uma mudança cultural em seu
órgão, de forma a qualificar o processo de gestão e fiscalização de contratos.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo Programático:
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Considerações
Gerais – fases do processo de contratação: planejamento, licitação
e celebração do contrato.
?
Nova
Lei de Licitações e Contratos – Aspectos gerais relativos à
formalização dos contratos e seus desdobramentos.
o Fases do Processo de Contratação:
considerações iniciais, instrumentos de gestão, conceitos, tipos de contratação
direta, logística nas contratações e fases da contratação.
?
Legislação
Aplicável – princípios norteadores da gestão e fiscalização de
contratos.
o Princípios norteadores:
conceito.
o Planejamento:
conceitos e acórdãos TCU.
o Licitação:
conceitos, fases, acórdãos TCU e pontos de atenção.
?
Contrato
– obrigatoriedade, execução, direitos e obrigações, duração,
prazo de execução, limites legais, alterações e procedimentos para a manutenção
do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
o Contrato:
conceitos, características, itens essenciais, quando há necessidade e formas
alternativas.
o Novidades conforme a lei 14.133/21:
Novas modalidades de execução/contratação à luz da nova lei de licitações e
contratos.
o Caso Real:
apresentação de casos reais relacionados a contratos administrativos.
o Informações Importantes:
cuidados necessários, acórdão TCU e componentes do contrato.
o Execução do Contrato:
conceitos, direitos e obrigações, poderes do contratante e interesse público.
o Duração dos Contratos:
conceitos e exemplos.
o Prazo de Execução dos Contratos:
conceito, alteração, condicionantes e acórdãos do TCU e Caso Real.
o Contratos de Serviços Contínuos: conceito
e prazo de execução.
o Alteração Contratual:
situações cabíveis, alteração contratual qualitativa e quantitativa, limites
legais, acórdãos TCU, apuração dos limites percentuais, formalização das
alterações contratuais, apostila x aditivo, planilha de custos x jogo de
planilhas e medidas prévias para evitar jogo de planilhas.
o Equilíbrio Econômico-Financeiro: conceitos,
reajuste, revisão e repactuação.
?
Gestor e Fiscal do Contrato –
designação, responsabilidades e competências.
o Fiscal de Contratos:
conceitos, perfil, contratação de terceiros, acórdão TCU, designação, fases do
acompanhamento da execução dos contratos, recusa da designação e atributos do
fiscal designado.
?
Fiscalização de Contrato –
aspectos gerais, sanções administrativas em virtude do descumprimento
contratual e responsabilização do servidor público.
o Contrato de Prestação de Serviços
com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra: conceitos, caracterização de
vínculo empregatício, responsabilização do fiscal em caso de inadimplemento,
responsabilidades solidária e subsidiária na nova lei de licitações.
o Penalidades aplicadas às empresas
contratadas: conceitos e tipos.
o Rescisão contratual:
conceitos.
o Responsabilização do Fiscal do
Contrato.
?
Instrumentos formais de acompanhamento
– papéis de trabalho, ofícios, notificações, despachos, checklist (roteiros) para análise de
documentos.
o Fiscal de Contratos: procedimentos
a realizar na autuação, orientações, manuais, casos reais, cuidados para se
evitar a responsabilização subsidiária, fiscalização inicial, mensal e diária,
como atuar nos casos de inexecução parcial ou total por parte da contratada,
?
Jurisprudência dos tribunais de contas
– decisões do TCU e do TCE-ES em relação às matérias
abordadas no curso.
?
Hands
On - Orientações
finais e Exercícios práticos.
Metodologia:
O curso será teórico-prático, com
exposição dialogada, discussão, sistematização e síntese, exercícios teóricos e
práticos, tomando por base a elaboração da legislação, rotinas, checklists,
boas práticas e entendimentos jurisprudenciais aplicáveis à gestão e
fiscalização dos contratos.
Instrutor: ALEXANDRE AMORIM
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Atuou como Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor no
curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor da
FEST nas seguintes disciplinas:
· Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
· Legística
e Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração;
· Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras;
· Nova
Lei de Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos:
Alterações e Reflexos Práticos na Administração Pública;
· Direito
Constitucional para Servidores Públicos;
· Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações;
· Direito
Administrativo para Servidores Públicos;
· Processo
Administrativo Disciplinar, Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito
Administrativo Sancionador;
· Formação
de Agente de Contratação na Nova Lei de Licitações e Contratos;
· Dispensa
e Inexigibilidade - Inovações na Nova Lei de Licitações e Contratos;
· Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações;
· Assessoria
Legislativa com foco em Comunicação (“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
· Como
Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa para Implementar a Nova Lei de
Licitações: Curso Teórico e Prático.
· Licitação
Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal:
IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22, vigência a partir de 01.11.22;
· Contratos
Administrativos na Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas: Elaboração,
Análise, Interpretação e Execução Prática; e
· A Nova
Lei de Licitações e a Formação de Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Investimento:
· Opção
A = R$ 1.691,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.
· Opção
B = R$ 2.031,050:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático.
· Opção
C = R$ 2.381,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.
· Opção
D = R$ 1.941,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
· Opção
E = R$ 2.191,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
F = R$ 1.931,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
· Opção
G = R$ 2.171,50:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
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Valor do
desconto por aluno:
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3 e 5
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R$ 75,50
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6 e 8
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R$ 150,50
|
+ de 9
|
R$ 225,50
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,50
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e
COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune, conforme dispõe o
art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
Inscrição no site www.fest.org.br ou no link:
Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila.
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