• Auditoria de Folha de Pagamento no Serviço Público - 12 e 13.11.24
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Informações

  


Auditoria de Folha de Pagamento no Serviço Público

 

Período e Carga Horária: 12.11.24 (8:30h às 17:30h) e 13.11.24 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.

Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel

Av. Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES

             Tel.: (27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria

 

Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi. Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.

 

Apresentação: O curso propiciará o aprendizado teórico e prático dos procedimentos de auditoria na Folha de Pagamento do Serviço Público, possibilitando as análises dos cálculos da Folha de Pagamento no funcionalismo público, suas incidências, repercussões no e-Social, apuração da contribuição previdenciária (regime próprio e regime geral), imposto de renda e declarações anuais (RAIS e DIRF).

 

O conteúdo será apresentado através de exemplos práticos, com cálculos e simulações nos programas SEFIP, DIRF e GDRAIS.

 

Também, serão abordados cálculos de verbas rescisórias, 13º salário, férias, RRA, remuneração de servidores efetivos, comissionados e cedidos, gratificações/funções e abono permanência.

 

Objetivo Geral: O curso tem como objetivo principal tratar dos procedimentos de auditoria que envolvam a elaboração da folha de pagamento no funcionalismo público, fornecendo as regras legais acerca do tema e demonstrando sua aplicação na prática.

 

Objetivos Específicos: Apresentar os diversos cálculos necessários para a auditoria da folha de pagamento. Cálculo das remunerações, gratificações, descontos compulsórios e facultativos, férias, 13º salário (adiantamento e integral), verbas indenizatórias e abono permanência.

Trazer informações pertinentes as obrigações acessórias da folha de pagamento, elaboração de DIRF (composição do informe de rendimentos e dependentes) RAIS, GEFIP e repercussão da folha de pagamento no e-Social.

 

Conteúdo Programático:

Módulo I: Conceito – Introdução à Folha de Pagamento: Da exigibilidade, conceito e demonstrativo de pagamento. Remuneração, remuneração no cargo efetivo, vencimentos e proventos. Fixação do teto remuneratório. Parecer Consulta TCEES.

 

Módulo III: Cálculos - Teto salarial do funcionalismo; Décimo terceiro salário; Adicional de férias – 1/3 constitucional; Gratificações (adicional por tempo de serviço, assiduidade, adicional de insalubridade e periculosidade, adicional noturno, serviço extraordinário). Consignações facultativas (margem consignável). Concessão do abono de permanência. Cálculo da remuneração nos meses de ingresso e desligamento. Pensão Alimentícia.

 

Módulo IV: Fechamento Folha de Pagamento – Consignações compulsórias: Imposto de Renda Retido na Fonte e cálculo RRA, Contribuição previdenciária (RPPS e RGPS); Envio da GEFIP (servidores do RGPS); Obrigatoriedade CidadES Folha de Pagamento.

 

Módulo V: Declarações Anuais – Elaboração de DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte); RAIS (Relação Anual de Informações Sociais): Informações exigidas no informativo RAIS.

 

Módulo VI: Outros Assuntos: Revisão geral anual e aumento salarial. Acúmulo de cargos. Procedimentos na cessão de servidores. Pagamentos indevidos a servidores públicos. Licença sem vencimentos.

 

Módulo VII: Definição, Seleção de Amostra, Folha de Pagamento, Normas Regulamentadoras, Coerência Folha Mensal x e-Social. https://www.blbbrasil.com.br/blog/auditoria-trabalhista. Lei 10.097/00. IN nº 20/01. NR-7 – PCMSO. NR - 9 – PPRA. IN nº 971/09. Decreto 10.410/20. Manual do e-Social Versão S-1.0

 

 

 

Metodologia: O curso será ministro através de exemplos práticos dos cálculos e das análises da folha de pagamento, dos procedimentos de auditoria, motivando os participantes a trazerem suas dúvidas e práticas do cotidiano.

 

 

O material didático inclui: Apostila abrangendo o conteúdo do programa.

 

 

Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre outros. Agentes públicos e Servidores em geral que atuam na área de folha de pagamento, recursos humanos, contabilidade, controladoria, auditoria, administração, finanças e de orçamento, tesouraria, assessoria e consultoria na área pública e outras áreas afins.

 

 

Instrutoras: Cátia Maria Soares Medeiros e Fernanda Mayer dos Santos Souza.

 

 

Cátia Maria Soares Medeiros:

Contadora com MBA em Gestão de Pessoas pela FUCAPE, atuou no Senac Vitória como Instrutora de cursos técnicos e realiza palestras e treinamentos pela Ensicon, Medeiros & Paganini, Sescon-ES e CRC-ES. Atua em Consultorias e realiza Auditorias na área Trabalhista dentro e fora do ES e é sócia da Medeiros & Paganini Contabilidade e Serviços Consultivos ME. Instrutora da FEST nos cursos: E-Social nos Órgãos Públicos; Auditoria de Folha de Pagamento no Serviço Público; e DCTFWeb e Retenção de INSS na Área Pública.

 

Fernanda Mayer dos Santos Souza:

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Gestão Pública pelo IFES. Graduada em Administração pela UFES. Analista em Gestão Pública –
Administradora e Gerente de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas da
Prefeitura de Vitória. Atuou na PMV como Subsecretária de Gestão de Pessoas. Atuou como professora universitária na UNESC, autora de artigos científicos publicados em periódicos e em eventos acadêmicos. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos e em Mercadologia, atuando principalmente nos temas: carreira, plano de cargos e salários, avaliação de desempenho, marca e consumo. Instrutora da FEST nos cursos:

- Auditoria de Folha de Pagamento no Serviço Público;

TCEES pelo Sistema CidadES; e

- Elaboração e acompanhamento do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos.

- Folha de Pagamento, Estrutura Pessoal e Concessão de Benefícios: Envio ao

 

 

 

Investimento:

·       Opção A = R$ 1.660,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.

 

·       Opção B = R$ 2.000,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.

 

·       Opção C = R$ 2.350,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.

 

·       Opção D = R$ 1.910,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da opção D será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·       Opção E = R$ 2.160,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·       Opção F = R$ 1.900,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·       Opção G = R$ 2.140,50: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

TABELA DE DESCONTOS:

Participantes:

Valor do desconto por aluno:

3 e 5

R$ 75,50

6 e 8

R$ 150,50

+ de 9

R$ 225,50

 

Critérios de concessão de desconto:

1)    O desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.

 

2)    A contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00 para cada inscrição.

 

Dados para empenho/depósito: FEST - Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973.      www.fest.org.br

Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº. 122.260-0.

Chave PIX: cursos@fest.org.br

 

Favor não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.

 

O certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao término do curso, mediante o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.

 

Inscrição no site www.fest.org.br ou no link:

 

 

Contato FEST:

(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 – 3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br

 


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