PLANEJAMENTO
DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. Curso
prático de elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações. Boas práticas, a partir da
análise da jurisprudência e das normas de elaboração. Procedimentos, técnicas,
atribuições, responsabilidades, controles e ações. Período e Carga Horária: 18.11.24 (8:30h às 17:30h) e 19.11.24 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas. Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido
de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e
CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco, e em frente ao Quiosque 2 da Orla de
Camburi. Para quem ficará hospedado no Alameda Vitória Hotel entrada de carro para o estacionamento fica
na rua de trás do hotel. Apresentação: A elaboração dos estudos técnicos preliminares (ETP)
constitui a primeira etapa do planejamento de uma contratação (planejamento
preliminar) e tem como objetivos: a) assegurar a viabilidade técnica da
contratação, bem como o tratamento de seu impacto ambiental; b) embasar o termo
de referência ou o projeto básico, que somente é elaborado se a contratação for
considerada viável, bem como o plano de trabalho, no caso de serviços (Letra b,
do inc. XXIII, do art. 6º, da Lei
14.133/21). O art. 174 da Constituição Federal
dispõe que o Estado “exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização,
incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e
indicativo para o setor privado”. O termo “planejamento” consiste em uma
ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os
caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e
reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Esta ferramenta no processo de aquisição
e contratação no âmbito da Administração Pública é o Projeto Básico (previsto
no inciso XXV do art. 6° da Lei 14.133/21) e/ou Termo de Referência (previsto
no inciso XXIII, da Lei 14.133/21 e no inciso XI, do art. 3, do Decreto
10.024/19). Objetivo
Geral: Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos para
compreender a importância do Estudo Técnico Preliminar – ETP na tomada de
decisão e apresentar ao participante os erros comuns nos processos decisórios.
O cursista também conhecerá a jurisprudência dos tribunais de contas aplicáveis
às matérias abordadas durante o curso, bem como estarão aptos para aplicar
técnicas de solução de problemas na elaboração de Estudos Preliminares para
definir necessidade, estabelecer critérios, levantar soluções possíveis e
avaliá-las conforme os critérios pré-elaborados, considerando os contextos de
tomada de decisão e heurísticas e vieses que interferem no processo. Proporcionar aos alunos também conhecer
ferramentas e adquirir as habilidades necessárias para a elaboração de termos
de referências e/ou projetos básicos para as aquisições e contratações
públicas. Será apresentado um modelo padrão a ser utilizado como referência
pelos alunos, o que lhes possibilitará implantar uma versão customizada às
necessidades específicas do órgão de origem. Será feita uma exposição da
fundamentação legal, decisões do TCU e recomendações dos órgãos de controle
interno relacionadas ao tema. Além disso, será oportunizado aos participantes
um trabalho prático de elaboração de um termo de referência/projeto básico. Objetivos
Específicos: Ao final do curso, o participante será capaz de: · Aplicar a
legislação relacionada à elaboração de ETP; ·
Dominar a aplicação de Técnicas para a elaboração de
Estudos Técnicos Preliminares; · Desempenhar
suas funções em consonância com a jurisprudência do TCU e do TCE-ES em relação
às matérias abordadas no curso; · Identificar as
responsabilidades e as competências dos atores envolvidos. · Promover uma
mudança cultural em seu órgão, de forma a qualificar o processo de contratação. Público Alvo: Servidores
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da
Defensoria Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos
de Classe, Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das
Fundações, dentre outros. Membros das comissões do TCE. Agentes públicos e servidores em geral:
prefeitos, vereadores, secretários, ordenadores de despesas, assessores,
tesoureiros, controladores, auditores, procuradores, auditores, contadores,
planejadores da licitação, compradores, membros da Comissão Permanente de
Licitação, pregoeiros, fiscais de contratos, assessores e consultores na área
pública e outras áreas afins. Conteúdo Programático: · Planejamento da Licitação: conceitos, fases e pontos de atenção; · ETP: conceito, objetivos, previsão
legal e infralegal – exemplos
de problemas que podem ocorrer em uma contratação sem o ETP; ·
Obrigatoriedade e possibilidade de dispensa – quando o ETP é obrigatório ou facultado ao
gestor; ·
ETP simplificado: hipóteses
de utilização e conteúdo mínimo na elaboração de um ETP; · ETP segundo a IN 40/2020, IN 49/20
e IN 5/2017 –
diretrizes gerais para elaboração e conteúdo mínimo obrigatório; · Conteúdo mínimo obrigatório da
ETP, segundo a definição constante no art. 7º da IN nº 40/2020: I - Descrição da necessidade da contratação – com base no problema a ser resolvido sob a
perspectiva do interesse público; II - Descrição de Requisitos - descrição dos requisitos necessários e
suficientes à escolha da solução, prevendo critérios e práticas de
sustentabilidade; III - Levantamento de mercado - prospecção e análise das alternativas
possíveis de soluções; IV - Descrição da solução – descrever a solução como um todo, inclusive
das exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica, quando for o
caso, acompanhada das justificativas técnica e econômica da escolha do tipo de
solução; V - Estimativa das quantidades a serem contratadas,
considerando a interdependência com outras contratações – elaboração de memórias de cálculo e
documentos que lhe dão suporte, considerando a interdependência com outras
contratações, de modo a possibilitar economia de escala; VI - Estimativa do valor da contratação – fundamentada com base nos preços unitários
referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, que
poderão constar de anexo classificado, se a administração optar por preservar o
seu sigilo até a conclusão da licitação; VII - justificativas para o parcelamento ou não da
solução, se aplicável -
avaliação das hipóteses cabíveis; VIII - Contratações correlatas e/ou
interdependentes Projetos Transversais – relação com projetos transversais da contratação pretendida; IX - Demonstração do alinhamento entre a
contratação e o Plano Anual de Contratações – promover a identificação da previsão da contratação pretendida no Plano
Anual de Contratações ou, se for o caso, justificando a ausência de previsão; X - Resultados pretendidos – demonstrar quais serão os resultados
pretendidos em termos de efetividade e de desenvolvimento nacional sustentável,
bem como a necessária demonstração de interesse público; XI - Providências a serem adotadas – providências administrativas a serem
adotadas pelos responsáveis pela contratação
previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação de
servidores ou de empregados para fiscalização e gestão contratual ou adequação
do ambiente da organização; XII - Possíveis impactos ambientais e respectivas
medidas de tratamento –
demonstrar qual a estratégia que será adotada para tratar eventuais impactos
ambientas decorrentes da contratação pretendida; XIII - posicionamento conclusivo sobre a
viabilidade e razoabilidade da contratação – elaboração de manifestação conclusiva com base em fundamentos técnicos
e legais. · Conceitos e Definições; · Legislação Aplicável; · Atores do Termo de Referência e/ou Projeto Básico; · Modelo de Termo de Referência e/ou Projeto Básico; · Instrução Normativa n° 02/2008; · Planilha de Custos; · Cronograma Físico e Financeiro; · Funções do Gestor e Fiscal do Contrato; · Aprovação da Autoridade Competente; · Jurisprudência do TCU; · Trabalho Prático. · Estudos de Casos e jurisprudência
dos tribunais de contas – estudos, artigos e decisões do TCU
e do TCE-ES em relação às matérias abordadas no curso. · Hands On - Orientações finais, Exemplos e Exercícios
práticos. Metodologia: O
curso será prático, com exposição
dialogada, discussão, sistematização e síntese, exercícios teóricos e práticos,
tomando por base a elaboração dos estudos técnicos preliminares (ETP),
que constitui a primeira etapa do planejamento de uma contratação (planejamento
preliminar), e a elaboração de Termo de Referência. Instrutor:
ALEXANDRE AMORIM: • Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); • Advogado
especializado na área de Direito Público; • Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos; • Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público; • Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021; • Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.; • Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória; • Instrutor no
curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010; • Instrutor da
FEST nas seguintes disciplinas: · Nova
Lei de Licitações e Contratos Administrativos; · Legística
e Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração; · Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras; · Nova
Lei de Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos:
Alterações e Reflexos Práticos na Administração Pública; · Direito
Constitucional para Servidores Públicos; · Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações; · Direito
Administrativo para Servidores Públicos; · Processo
Administrativo Disciplinar, Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito
Administrativo Sancionador; · Formação
de Agente de Contratação na Nova Lei de Licitações e Contratos; · Dispensa
e Inexigibilidade - Inovações na Nova Lei de Licitações e Contratos; · Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações; · Assessoria
Legislativa com foco em Comunicação (“Marketing”) e Atuação Parlamentar; · Como
Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa para Implementar a Nova Lei de
Licitações: Curso Teórico e Prático. · Licitação
Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal:
IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22, vigência a partir de 01.11.22; · Contratos
Administrativos na Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas: Elaboração,
Análise, Interpretação e Execução Prática; e · A Nova
Lei de Licitações e a Formação de Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos. Investimento: · Opção
A = R$ 1.692,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático. · Opção
B = R$ 2.032,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático. · Opção
C = R$ 2.382,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático. · Opção
D = R$ 1.942,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel. · Opção
E = R$ 2.192,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel. · Opção
F = R$ 1.932,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel. · Opção
G = R$ 2.172,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel. TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
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Valor do
desconto por aluno:
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3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
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R$ 150,00
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+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto: 1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc. 2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição. Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0. Chave PIX: cursos@fest.org.br Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996. O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso. Inscrição no site www.fest.org.br ou no link: Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br |