COMO AUMENTAR A
ARRECADAÇÃO MUNICIPAL: Auditoria Fiscal de
Tributos Municipais Eficiente e Eficaz. Período, Carga Horária: 16.01.25 (8h30 às 17h30) e 17.01.25 (8h às
17h), totalizando 16 horas/aulas. Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido
de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e
CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco, e em frente ao Quiosque 2 da Orla de
Camburi. Para quem ficará hospedado no Alameda Vitória Hotel entrada de carro para o estacionamento fica
na rua de trás do hotel. Apresentação O curso visa capacitar
os fiscais de rendas das Prefeituras e de outras entidades municipais, para o
exercício das atividades de fiscalização, assim como os Controladores e
Auditores Internos e Externos responsáveis pela Auditoria da Receita Pública. O curso
abordará as questões conceituais e metodológicas que norteiam as atividades de
fiscalização de tributos e proporcionará uma discussão sobre os aspectos
práticos associados ao funcionamento das etapas da fiscalização, visando
incrementar novos mecanismos para aumentar a arrecadação, através das receitas
próprias. Objetivo Transmitir os aspectos teóricos e práticos sobre o tema, com enfoque na
legislação tributária e nos entendimentos da jurisprudência acerca dos pontos
mais controvertidos da legislação específica. Apresentar a legislação tributária; habilitar os agentes da área fiscal
de tributos municipais a conduzirem o processo de fiscalização de renda, em
todas as suas fases; desde o planejamento da fiscalização; a formalização do
processo; a análise dos recursos; informar os documentos que devem compor o
processo de fiscalização e detalhar o seu conteúdo; capacitar os fiscais de
renda para enfrentar situações controvertidas na aplicação da legislação
tributária municipal; apresentar os entendimentos da jurisprudência na área
tributária municipal; esclarecer pontos jurídicos relevantes para a validade do
processo de auditoria. Habilitar os controladores e auditores internos e
externos quanto a sua missão de auditar os trabalhos de fiscalização da receita
própria. Metodologia: Exposição dialogada, discussão, sistematização e
síntese, exercícios teóricos e práticos. Público Alvo: Fiscais de tributos municipais, controladores e
auditores que atuam na área municipal, secretários de finanças/fazenda municipal,
coordenadores e supervisores de fiscalização, contadores, procuradores, assessores
e consultores na área pública e outros interessados no tema. Conteúdo: ·
Legislação tributária, jurisprudência na área
tributária municipal, fiscalização, tributação, lançamento e arrecadação de
tributos municipais (ISSQN, ITBI, IPTU, CM e TAXAS). Atualização na legislação
tributária. ·
Procedimentos de fiscalização: Ensino à distância; pedágio em rodovias;
operadoras de cartão de crédito; operações com leasing; a questão de aplicação
de materiais na atividade de serviços (construção civil); ISSQN / ICMS. ISSQN / IPI;
taxatividade lista serviços - LC-116/2003; responsabilidade tributária na
prestação de serviços; contribuinte e responsável; solidariedade tributária; o
substituto da obrigação tributária; responsáveis tributários fiscalização;
estimativa de recolhimento de ISSQN; planos de saúde. importação e exportação de
serviços; serviços de lavanderia industrial; cooperativas de serviços médicos;
laboratórios de análises clínicas; farmácias de manipulação; e os serviços de
concretagem – as “betoneiras”. ·
Análise e despachos de processos fiscais, de
autuação, réplica fiscal, consultas. Condução do processo de fiscalização em
todas as suas fases (seleção de atividades a serem fiscalizadas, planejamento
da fiscalização, formalização do processo, análise dos recursos), fontes
documentais de fiscalização de cada tipo de serviço, período de fiscalização,
documentos a serem solicitados da fiscalização e procedimentos no caso de não
apresentação. ·
Composição documental do processo de
fiscalização, notificação de fiscalização/ auto de infração/termo de
fiscalização. Validação do processo de auditoria. Processos administrativos
fiscais. Mecanismos para aumentar a arrecadação, através do aumento das receitas
próprias. Instrutor: VALFREDO
PAIVA: ·
Graduado em Ciências Contábeis pela UFES; ·
Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE; ·
Pós graduado especialista em Auditoria e
Controladoria pela FGV; ·
Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, através de
concurso, da PMV; ·
Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos
Imobiliários; ·
Conselheiro do Conselho Municipal de Recursos
Fiscais; ·
Atuou como Conselheiro Fiscal do Instituto de
Previdência dos Servidores do Município de Vitória; ·
Membro do Comitê de Investimento do IPAVM; ·
Membro do Corpo Técnico da ABRASF (nas áreas de
ISSQN, IPTU, e ITBI); ·
Perito Contábil em representação pela PMV em
Processos Judiciais; ·
Colaborador técnico, através de Convênio, com a
Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Cariacica; ·
Instrutor em cursos de formação de auditores
fiscais; ·
Atuou como professor na graduação e na pós
graduação, principalmente nas seguintes disciplinas: Auditoria Interna,
Auditoria Externa, Contabilidade Geral e Gerencial, Contabilidade Pública,
Controladoria, Contabilidade de Custos, Matemática Financeira e Análise de
Balanços; ·
Atuou como Auditor Interno no Governo do Estado
do Espírito Santo; ·
Ex Auditor Fiscal do Estado de Tocantins; e ·
Foi selecionado em 3º lugar no 1º Concurso
Nacional de Monografias (2006), da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais
de Tributos Municipais e sua dissertação de mestrado foi publicada em forma de
Livro, com o tema: Programa de Modernização da Administração Tributária do
Município de Vitória. Investimento: ·
Opção A = R$ 1.850,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático. ·
Opção B = R$ 2.080,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático. ·
Opção C = R$ 2.480.00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático. ·
Opção D = R$ 1.970,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel. ·
Opção E = R$ 2.270,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel. ·
Opção F = R$ 1.950,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel. ·
Opção G = R$ 2.220,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel. TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 a 5
|
R$ 80,00
|
6 a 8
|
R$ 160,00
|
+ de 9
|
R$ 240,00
|
Critérios de concessão de desconto: 1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc. 2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00
para cada inscrição. Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0. Chave PIX:
cursos@fest.org.br Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996. O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso. Inscrição no site www.fest.org.br
ou no link:
Contato FEST: (27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila.
cursos@fest.org.br |