Novo Sistema
de Registro de Preços como este ‘‘Incompreendido’’ pode Resolver Diversos
Problemas Práticos do meu Órgão Público?
Período e Carga Horária: 21.01.25 (8:30h às 17:30h), e 22.01.25 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
APRESENTAÇÃO:
O Sistema de
Registro de Preços (SRP), previsto na Lei no 14.133/21, muitas vezes
é visto como uma ferramenta complexa e mal compreendida pelos servidores
públicos.
No entanto, quando
corretamente aplicado, o SRP pode ser uma solução eficaz para resolver diversos
problemas práticos enfrentados pelos órgãos públicos, especialmente o “medo do
fracionamento de despesa”.
Este curso foi
criado para desmistificar o funcionamento do Novo Sistema de Registro de
Preços, mostrando aos servidores municipais como utilizar essa ferramenta de maneira
estratégica para otimizar a compra de bens e serviços. A proposta é abordar desde
os fundamentos do SRP até a sua aplicação prática no dia a dia dos órgãos públicos,
destacando as vantagens desse sistema para compras contínuas e de grande escala,
além de explorar as mudanças trazidas pela Lei no 14.133/21.
Ao longo do curso,
os participantes terão a oportunidade de aprender como implantar e utilizar o
Sistema de Registro de Preços de forma eficiente, ajustando-o às necessidades
dos seus municípios. Também serão abordadas as boas práticas de adesão a
atas de registro de preços e como evitar os principais erros que comprometem a
eficácia do sistema.
OBJETIVOS:
• Capacitar os
servidores municipais para compreender e aplicar o Sistema de
Registro de Preços
(SRP) conforme a Lei no 14.133/21;
• Desmistificar o
funcionamento do SRP, apresentando de forma prática como ele pode resolver
problemas recorrentes de compras públicas;
• Ensinar as etapas
de implementação do SRP, desde o planejamento até a
Execução;
• Capacitar para a
correta adesão a atas de registro de preços, garantindo
segurança jurídica
e eficiência;
• Apresentar as
vantagens do SRP para órgãos públicos de pequeno porte, como
economia de escala
e agilidade nas contratações;
• Demonstrar como o
SRP pode ser usado estrategicamente para solucionar
problemas práticos
de suprimentos contínuos;
• Capacitar para a
fiscalização e acompanhamento das atas de registro de preços, garantindo o
cumprimento das obrigações contratuais;
• Evitar os
principais erros na aplicação do SRP, apresentando estudos de caso
sobre falhas comuns
e como corrigi-las;
• Promover o uso
eficiente do SRP para aumentar a produtividade e otimizar os
recursos
disponíveis nos municípios; e
• Capacitar os
servidores a adaptar o SRP à realidade dos pequenos municípios,
assegurando uma
aplicação prática e eficiente.
METODOLOGIA:
• O curso
será desenvolvido a partir de metodologias participativas,
buscando
incorporar as inovações dos recursos tecnológicos e
adaptando os
conteúdos programáticos às diferentes realidades
apresentadas;
• Aulas
expositivas;
• Trabalhos
em grupo;
• Debates; e
• Serão
utilizados materiais didáticos digitais e impressos. No transcorrer
das aulas
serão apresentadas legislações pertinentes, conjuntamente
com os
entendimentos doutrinários e jurisprudenciais aplicáveis,
incluindo
decisões importantes do Tribunal de Contas do Estado do ES e
do Tribunal
de Contas da União.
PÚBLICO-ALVO:
Servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,
do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Administração Indireta, das
Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos de Previdência), dos fundos,
dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre outros. Agentes públicos e
Servidores em geral: prefeitos, vereadores, secretários, assessores,
tesoureiros, controladores, auditores, procuradores, contadores, agentes de
contratação/pregoeiros, membros de comissão de contratação, membros de equipe
de apoio, servidores das áreas de compras e contratações, gestores e fiscais de
contratos, assessores e consultores na área pública e outras áreas afins.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1° Dia - Fundamentos do Sistema de Registro de Preços (SRP).
Módulo 1: Introdução ao Sistema de Registro de Preços (SRP).
• O que é o SRP e como ele se diferencia dos outros
sistemas de compras públicas;
• Histórico e evolução do SRP na legislação brasileira;
• Principais mudanças trazidas pela Lei no 14.133/21 no SRP;
e
• Vantagens do uso do SRP para os órgãos públicos
municipais.
Módulo 2: Implementação do SRP na Prática.
• Etapas de planejamento e execução de um processo de
registro de preços;
• Requisitos e critérios para a formação de um sistema
eficiente de registro de preços;
• Como organizar e realizar a licitação (ou contratação
direta) para formação de
um registro de preços;
• Modelos de editais e minutas de contratos para o SRP; e
• Exercício prático: elaboração de um edital para registro
de preços.
Módulo 3: A Atuação dos Órgãos Participantes e Não
Participantes no SRP.
• Diferenças entre órgãos gerenciadores, participantes e
não participantes;
• Como a adesão à ata de registro de preços funciona na
prática;
• Vantagens e desvantagens da adesão ao SRP de outros
órgãos públicos; e
• Como garantir a segurança jurídica e eficiência na adesão
à atas de outros
órgãos.
Módulo 4: Boas Práticas para o Uso do SRP em Municípios.
• Como o SRP pode solucionar problemas de compras
recorrentes e contínuas
nos municípios;
• Exemplos de itens que podem ser adquiridos de forma
eficiente por meio do
SRP;
• Soluções práticas para a adaptação do SRP à realidade dos
pequenos
Municípios; e
• Exercício prático: simulação de um processo de registro
de preços em um
pequeno município.
2° Dia - Aplicações Práticas e Acompanhamento do Sistema de
Registro de Preços.
Módulo 5: Acompanhamento e Fiscalização das Atas de
Registro de Preços.
• Como acompanhar a execução das atas de registro de preços
ao longo do
tempo;
• Ferramentas e procedimentos para a fiscalização das
entregas e cumprimento
dos contratos;
• Como garantir que os fornecedores cumpram as condições
estabelecidas na ata; e
• Exemplo prático: fiscalização de uma ata de registro de
preços para aquisição
contínua.
Módulo 6: Soluções para Problemas Comuns no Uso do SRP.
• Principais falhas e problemas enfrentados pelos órgãos na
utilização do SRP;
• Como evitar erros na formação e adesão ao registro de
preços;
• Casos de sucesso e insucesso na aplicação do SRP; e
• Estudo de caso: análise de um processo com falhas no SRP
e suas soluções.
Módulo 7: Vantagens Estratégicas do SRP para Municípios de
Pequeno Porte.
• Como utilizar o SRP para suprir as necessidades dos
municípios de forma
Econômica;
• Economia de escala e celeridade nas aquisições públicas
através do SRP;
• Como o SRP pode aumentar a eficiência da gestão de
suprimentos nos
Municípios; e
• Exemplo prático: uso estratégico do SRP em pequenas
Prefeituras e Câmaras
Municipais.
Módulo 8: Estudo de Casos e Melhores Práticas no Uso do SRP
• Discussão de casos práticos de sucesso na aplicação do
Sistema de Registro
de Preços;
• Boas práticas para garantir a conformidade legal e a
eficiência no uso do SRP;
• Reflexão sobre como adaptar o SRP à realidade de cada
órgão público; e
• Exercício prático: aplicação de boas práticas no processo
de registro de preços.
Encerramento: Discussão e Esclarecimento de Dúvidas
• Debate com os participantes sobre os principais desafios
enfrentados no uso do SRP;
• Discussão sobre as melhores práticas para resolver
problemas práticos por meio do registro de preços;
• Esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação do SRP em municípios
pequenos; e
• Avaliação final do curso.
INSTRUTOR: Prof. Dr. Alexandre Amorim
• Advogado;
• Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela
Faculdade de Direito de
Vitória (FDV);
• Professor de Direito Constitucional e Administrativo há
16 anos;
• Assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e
Transparência da
Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES (2018-2020);
• Assessor jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de
Vitória - ES (2022-2023);
• Ex-Secretário-geral da Comissão Especial da OAB de
Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos-ES (2020-2022);
• Palestrante convidado do CONGREVES (Congresso Anual dos
Vereadores do Espírito Santo); e
• Instrutor na área de Gestão Pública, com experiência nos
Legislativos e
Executivos Municipais em mais de 30 cidades do
Espírito-Santo, dentre elas:
Alegre, Alto Rio Novo, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra
de São Francisco,
Ibitirama, Cachoeiro, Cariacica, Castelo, Conceição da
Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Governador Lindemberg, Irupi,
Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Nova
Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Santa Leopoldina, Vargem Alta, Iconha,
Itaguaçu, Itarana, além do Amapá (AP) e Belo Horizonte (MG).
Mais de 2.000 (dois mil) servidores em mais de 40
órgãos/entidades municipais
e estaduais em mais de 30 cidades do Espírito Santo já
capacitados, além de treinamentos fora do Estado do Espírito Santo.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.813,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.043,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.443,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.933,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.233,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.913,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.183,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 a 5
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R$ 80,00
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6 a 8
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R$ 160,00
|
+ de 9
|
R$ 240,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
As
inscrições serão no site www.fest.org.br ou no link:
Contato: FEST – (27) 3345.7555 – 3345.7668 -
4009.2182 – 3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br
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