Auditoria de Folha de
Pagamento no Serviço Público
Período
e Carga Horária: 21.01.25 (8:30h
às 17:30h) e 22.01.25 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av. Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi •
Vitória • ES
Tel.: (27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação:
O curso
propiciará o aprendizado teórico e prático dos procedimentos de auditoria na
Folha de Pagamento do Serviço Público, possibilitando as análises dos cálculos
da Folha de Pagamento no funcionalismo público, suas incidências, repercussões
no e-Social, apuração da contribuição previdenciária (regime próprio e regime
geral), imposto de renda e declarações anuais (RAIS e DIRF).
O conteúdo será apresentado através de exemplos práticos, com cálculos e
simulações nos programas SEFIP, DIRF e GDRAIS.
Também, serão abordados cálculos de verbas rescisórias, 13º salário,
férias, RRA, remuneração de servidores efetivos, comissionados e cedidos,
gratificações/funções e abono permanência.
Objetivo
Geral: O curso tem como objetivo principal tratar dos procedimentos de auditoria
que envolvam a elaboração da folha de pagamento no funcionalismo público,
fornecendo as regras legais acerca do tema e demonstrando sua aplicação na
prática.
Objetivos
Específicos: Apresentar
os diversos cálculos necessários para a auditoria da folha de pagamento.
Cálculo das remunerações, gratificações, descontos compulsórios e facultativos,
férias, 13º salário (adiantamento e integral), verbas indenizatórias e abono
permanência.
Trazer
informações pertinentes as obrigações acessórias da folha de pagamento,
elaboração de DIRF (composição do informe de rendimentos e dependentes) RAIS,
GEFIP e repercussão da folha de pagamento no e-Social.
Conteúdo Programático:
Módulo I: Conceito – Introdução
à Folha de Pagamento: Da exigibilidade, conceito e demonstrativo de pagamento.
Remuneração, remuneração no cargo efetivo, vencimentos e proventos. Fixação do
teto remuneratório. Parecer Consulta TCEES.
Módulo III: Cálculos - Teto
salarial do funcionalismo; Décimo terceiro salário; Adicional de férias – 1/3
constitucional; Gratificações (adicional por tempo de serviço, assiduidade,
adicional de insalubridade e periculosidade, adicional noturno, serviço
extraordinário). Consignações facultativas (margem consignável). Concessão do
abono de permanência. Cálculo da remuneração nos meses de ingresso e
desligamento. Pensão Alimentícia.
Módulo IV: Fechamento Folha de Pagamento –
Consignações compulsórias: Imposto de Renda Retido na Fonte e cálculo RRA,
Contribuição previdenciária (RPPS e RGPS); Envio da GEFIP (servidores do RGPS);
Obrigatoriedade CidadES Folha de Pagamento.
Módulo V: Declarações Anuais –
Elaboração de DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte); RAIS
(Relação Anual de Informações Sociais): Informações exigidas no informativo
RAIS.
Módulo VI: Outros Assuntos: Revisão
geral anual e aumento salarial. Acúmulo de cargos. Procedimentos na cessão de
servidores. Pagamentos indevidos a servidores públicos. Licença sem
vencimentos.
Módulo VII: Definição, Seleção de
Amostra, Folha de Pagamento, Normas Regulamentadoras, Coerência Folha Mensal x
e-Social. https://www.blbbrasil.com.br/blog/auditoria-trabalhista. Lei 10.097/00. IN nº 20/01. NR-7 –
PCMSO. NR - 9 – PPRA. IN nº 971/09. Decreto 10.410/20. Manual do e-Social
Versão S-1.0
Metodologia: O curso será ministro através de
exemplos práticos dos cálculos e das análises da folha de pagamento, dos
procedimentos de auditoria, motivando os participantes a trazerem suas dúvidas
e práticas do cotidiano.
O material didático inclui: Apostila
abrangendo o conteúdo do programa.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Institutos de Previdência), dos
fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre outros. Agentes públicos
e Servidores em geral que atuam na área de folha de pagamento, recursos
humanos, contabilidade, controladoria, auditoria, administração, finanças e de
orçamento, tesouraria, assessoria e consultoria na área pública e outras áreas
afins.
Instrutoras: Cátia Maria
Soares Medeiros e Tatiane dos Santos Carlini.
Cátia
Maria Soares Medeiros:
Contadora com MBA em Gestão de Pessoas pela FUCAPE, atuou
no Senac Vitória como Instrutora de cursos técnicos e realiza palestras e
treinamentos pela Ensicon, Medeiros & Paganini, Sescon-ES e CRC-ES. Atua em
Consultorias e realiza Auditorias na área Trabalhista dentro e fora do ES e é
sócia da Medeiros & Paganini Contabilidade e Serviços Consultivos ME. Instrutora da FEST nos cursos: E-Social nos Órgãos
Públicos; Auditoria de Folha de Pagamento no Serviço Público; e DCTFWeb e
Retenção de INSS na Área Pública.
Tatiane dos Santos Carlini:
·
Formação pela UNINOVE – São Paulo – SP,
MBA em Gestão de Recursos Humanos.
·
Formação pelo CET-FAESA – Vitória – ES,
Controle e Avaliação da Gestão em Recursos Humanos.
·
Formação pelo CET-FAESA – Vitória – ES,
Planejamento dos Processos em Recursos Humanos.
·
Exerceu a função de Consultora de
Recursos Humanos na empresa Sênior Sistemas, na qual atuava em diversas
empresas (públicas e privadas) prestando assessoria nas rotinas de recursos
humanos e implementando as rotinas em software de RH.
·
Atua na folha de pagamento do Tribunal de
Contas do Espirito Santo (TCEES), elaborando os cálculos de folha de pagamento
e as obrigações acessórias e o envio da folha de pagamento mensal do TCEES pelo
Sistema CidadeES.
·
Instrutora da FEST, nos cursos:
o
Procedimentos legais na área de recursos
humanos e de folha de pagamento mensal;
o
Registro de Atos de Pessoal: envio ao
TCEES pelo Sistema CidadES;
o
Folha de pagamento mensal: envio ao TCEES
pelo Sistema CidadES; e
o
Remessa Concessões de Benefícios ao TCEES
pelo Sistema CidadES.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.830,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.060,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.460,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.950,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.250,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.930,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.200,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 a 5
|
R$ 80,00
|
6 a 8
|
R$ 160,00
|
+ de 9
|
R$ 240,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av.
Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0.
Chave PIX:
cursos@fest.org.br
Favor
não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem
fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
Inscrição no site www.fest.org.br ou no link:
Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 – 3237.2755 –
99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br