GESTÃO
DE PATRIMÔNIO IMOBILIZADO
NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LEVAR NOTEBOOK PARA USAR NO 2º
DIA DE AULA
Período e Carga Horária: 25.02.25 (8:30h às 17:30h) e 26.02.25 (8h às 17h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na
Orla de Camburi, no sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel
fica após o Banco do Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao
Quiosque 2 da Orla de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do
hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação:
O curso abordará conceitos e determinações legais
que norteiam a mensuração, os ajustes iniciais, a depreciação e a reavaliação
dos bens móveis e imóveis, abordando também aspectos inerentes aos inventários,
com o intuito de facilitar a implementação destes itens em atendimento às
exigências do CFC, da STN e do TCE/ES.
Haverá
resolução de exercícios e casos práticos sobre os temas do curso e
disponibilização da legislação e das planilhas para auxiliar na realização de
valorização, depreciação, reavaliação e inventário dos bens móveis e imóveis.
Objetivo: Capacitar o servidor para entender os conceitos e
utilizar técnicas e procedimentos para a eficaz realização de ajustes iniciais
e reavaliação de bens, redução a valor recuperável, depreciação, inventários,
assim como os respectivos registros contábeis.
Público Alvo: Servidores
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, dos
Fundos, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos de Previdência,
dentre outros), Servidores e Secretários nas áreas de Contabilidade,
Controladoria, Auditoria, Administração, Finanças, Orçamento, Almoxarifado e
Patrimônio, Compras e Suprimentos, Assessores e Consultores na área pública e
outras áreas afins. funcionários de
empresas de desenvolvimento de softwares de gestão patrimonial para o setor
público.
Conteúdo:
I.
Classificação Orçamentária da Despesa
·
Material Permanente x Material de Consumo
·
Serviços de Terceiros x Material de Consumo
·
Obras e Instalações x Serviços de Terceiros
II.
Critério Geral de Reconhecimento
·
Conceituação de Ativo Imobilizado
·
Ativos de Infraestrutura e do Patrimônio Cultural
·
Benfeitorias em Imóveis de Terceiros
III.
Mensuração no Reconhecimento e Ajuste
Inicial de Valor
·
Mensuração Inicial
·
Custos Subsequentes
·
Ajuste Inicial de Valor e Etapas desse Processo
IV.
Mensuração após o Reconhecimento
·
Método de Custo ou Método de Reavaliação
·
Redução a Valor Recuperável
·
Depreciação
·
Baixa
·
Relatórios de Controle da Mensuração e da
Depreciação de Bens
V.
Inventário de Bens
·
Procedimentos básicos
·
Relatório de Inventário de Bens
Instrutor: GILMAR HARTWIG:
·
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade
Federal do Espírito Santo – UFES.
·
Especialista em Contabilidade e Controladoria
Aplicadas ao Setor Público pela Fucape Business School.
·
Exerce o cargo efetivo de Consultor do Tesouro
Estadual, na Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo, onde atua desde
2010 na Contabilidade Geral do Estado.
·
Docente na Escola de Serviço Público do Espírito
Santo – ESESP.
·
2º colocado entre os Trabalhos Técnicos
apresentados no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.
·
Participante
de grupos técnicos da STN, cujos objetivos são a discussão,
procedimentalização e implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade
Aplicadas ao Setor Público.
·
Atuou
como membro no GTCON/STN do Grupo de Estudos de Procedimentos Contábeis
Patrimoniais – Ativo Imobilizado, que visa criar os procedimentos de
sistematização do reconhecimento inicial e mensuração subsequente do ativo
imobilizado.
·
Palestrante
na STN, apresentando os modelos de relatórios com o objetivo de estabelecer
padrões para o adequado controle físico e evidenciação contábil dos bens móveis
e imóveis na administração pública, atendendo aos padrões mínimos estabelecidos
pelas NBCASP.
·
Atuou
como participante do Grupo de Procedimentos Contábeis do Espírito Santo -
GTCON/ES.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.812,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.042,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.442,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.932,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.232,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.912,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.182,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 a 5
|
R$ 80,00
|
6 a 8
|
R$ 160,00
|
+ de 9
|
R$ 240,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A contagem
de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá separadamente
por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o curso “A” e
mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00 para cada
inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ:
02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário,
Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973.
www.fest.org.br
Banco
do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX:
cursos@fest.org.br
Favor
não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem
fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
A
inscrição pode ser feita no site www.fest.org.br ou no link:
Contato
FEST: (27) 3345.7555 –
3345.7668 - 4009.2182 – 3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br |