Pré-requisito:
Levar notebook para a sala de aula. Período e Carga Horária: 28.01.25 (8:30h às 17:30h) e 29.01.25 (8h às 17h),
totalizando 16 horas/aulas. Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel Av.
Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES Tel.:
(27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com Atenção: O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na Orla de Camburi, no
sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla
de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de
trás do hotel. Apresentação O
curso terá abordagens práticas das análises e das auditorias que devem
subsidiar a elaboração dos relatórios de controle interno e das informações da
Unidade de Controle Interno na verificação dos pontos de controle destinados à
emissão do parecer sobre as Prestações de Contas Anuais, a serem enviados ao
TCEES em 2025 na PCA. O curso é imprescindível para os
Controladores Internos que elaboram o relatório e parecer conclusivo do
controle interno sobre a PCA (RELOCI e
RELUCI), o relatório de atividades da Unidade de Controle Interno, contendo
informações acerca dos procedimentos relativos ao PAAI (RELACI), e o arquivo
estruturado com as informações da Unidade de Controle Interno na
verificação dos pontos de controle destinados à emissão do parecer sobre as
Prestações de Contas Anuais (INFOCI). Serão apresentadas quais metodologias
devem ser adotadas pelos Municípios para a realização das análises, auditorias
e o preenchimento dos relatórios e das informações no INFOCI, a serem enviados
ao TCEES, na Prestação de Contas Anual. Objetivo Proporcionar aos participantes a correta elaboração
dos relatórios RELOCI,
RELUCI, RELACI, tomando por base os modelos de tais relatórios, o roteiro de conferências
e análises, e a apresentação dos documentos originais da PCA, objetos de
conferências e análises. Proporcionar aos participantes o correto
preenchimento do arquivo INFOCI - das informações da Unidade de Controle
Interno na verificação dos pontos de controle destinados à emissão do parecer
sobre as Prestações de Contas Anuais. Metodologia O aluno receberá o roteiro de
conferências e análises com o detalhamento de quais conferências e análises serão realizadas e como serão realizadas nos documentos
das Prestações de Contas Anuais. Será demonstrado como deverá ser
elaborado o RELACI, tomando por base as informações acerca dos procedimentos
relativos ao Plano Anual de Auditorias Internas – PAAI. Serão exemplificadas todo o conteúdo do
arquivo estruturado INFOCI - informações da Unidade de Controle Interno na
verificação dos pontos de controle destinados à emissão do parecer sobre as
Prestações de Contas Anuais. Serão apresentadas as diretrizes e
procedimentos adotados pelo TCEES na análise da PCA. Público Alvo Servidores e
Secretários nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria, Contadores,
Controladores, Auditores, Assessores e Consultores na área pública e outras
áreas afins. Servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do
Ministério Público, da Defensoria Pública, das Autarquias (SAAE e Institutos de
Previdência), Fundos, Fundações, dentre outros. Conteúdo: RELOCI: Relatório e parecer conclusivo
emitido pelo órgão central do sistema de controle interno sobre a PCA de Contas
de Governo. RELUCI: Relatório e parecer
conclusivo emitido pelo controle interno sobre a PCA de Contas de Gestão. Irregularidades
constatadas pelo TCEES nos relatórios e pareceres emitidos sobre as contas de
Governo e de Gestão e decisões plenárias sobre o tema. Realização de análises e
conferências dos pontos de controle da Tabela Referencial 1, que embasará o
preenchimento dos arquivos RELOCI, RELUCI, e INFOCI, tomando por base os
documentos reais da PCA, PPA, LDO, LOA, RGF, RREO, em relação aos seguintes
itens de abordagens: Gestão fiscal, financeira e orçamentária, Gestão
Previdenciária, Gestão patrimonial, Limites constitucionais e legais,
Instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA, e demais atos de gestão. As análises e as conferências dos pontos de controle serão realizadas
tomando por base os documentos reais de unidades gestoras verídicas e não por
simulação de documentos. As análises e as conferências serão realizadas nos documentos reais de
uma unidade gestora tomando por base o roteiro (check list) aplicado aos
pontos de controle que não exigem auditoria. Elaboração de Plano Anual de Auditorias Internas – PAAI, visando
respaldar a elaboração do relatório
e parecer conclusivo emitido órgão responsável pela avaliação do controle
interno. Elaboração de matriz de planejamento e programas de auditoria para os
tipos de procedimentos sugeridos na Tabela Referencial 1 - pontos de controle,
ou seja, para: Auditoria Governamental operacional e de conformidade,
Conformidade (Verificação documental, conciliação de demonstrativos, Revisão
analítica, e Análise documental e Revisão analítica, etc.). Exemplificação dos procedimentos: auditoria de conformidade, auditoria
financeira, auditoria operacional, análise documental, conciliações de
demonstrativos, circularização, revisão analítica, testes substantivos, testes
de controle, inspeção física, observação direta, indagação, confirmação
externa, recálculo, reexecução, outros. As análises
englobarão também as exigências contidas na Resolução TC 297/2016, alterada
pelas Resoluções nº 320/2018, 334/2019, e 352/2021, que dispõe sobre as
diretrizes e os procedimentos para análise técnica e apreciação das prestações
de contas anuais. Esta análise
será realizada por check list a aplicado
aos documentos da Prestação de Contas Anual. Indicativos de
irregularidades detectadas pelo TCEES nas análises das Prestações de Contas
Anuais e inovações e alterações na PCA. Instrutores do curso: Magaly Nunes do Nascimento e Marlon Turial Lamas. Magaly
Nunes do Nascimento Ø Analista
de Prestação de Contas - Ministério da Saúde; Ø Auditora
Externa DENASUS; Auditora Interna - SEBRAE/ES; Ø Consultora:
Licitação e Contratos na FCAA e IDESG; Ø Professora
da Pós Graduação de Contabilidade e Auditoria Pública da UVV; Ø Instrutora
pela FEST dos cursos Auditoria Interna na Administração Pública, e Relatórios
de Controle Interno a enviar ao TCEES na PCA; Ø Coordenadora
da Comissão de Contabilidade Pública – CRC/ES; Ø Membro da
ONG Transparência Capixaba; Ø Membro do
Subgrupo Renúncia de Receitas da CCONF/GENOP - Gerência de Normas e
Procedimentos de Gestão Fiscal - STN; Ø Controladora
Adjunto - Prefeitura de Vila Velha; Ø Controladora
Geral da Prefeitura da Serra; Ø Chefe do
Serviço de Convênios – FUNASA; Ø Assessora
Sênior - Prefeitura de Vitória; Ø Atualmente
trabalhando na logística do Ministério da Saúde; Ø Contadora; Ø Pós
Graduação em Controle da Administração Pública pela UFES; Ø Pós
Graduação em Contabilidade pública e Auditoria – UVV; Ø Pós
Graduação em Direito Financeiro, pela FASE; e Ø Pós
Graduação em Políticas Públicas e Gestão de Saúde pela UFSC. Marlon Turial Lamas Ø Contador; Ø MBA
Executivo em Controladoria e Finanças pela Fucape Business School; Ø Auditor
Interno da Prefeitura de Vila Velha; Ø Subsecretário
de Integridade da Secretaria de Controle e Transparência da Prefeitura de Vila
Velha-ES; Ø Membro da
Comissão do Projeto Contabilidade Pública do CRCES; Ø Membro da
Câmara Técnica da Lei Anticorrupção do Conselho Nacional de Controle Interno –
Conaci; Ø Professor
Universitário; e Ø Palestrante
e instrutor de cursos nas áreas de contabilidade, auditoria, compliance e
transparência do setor público. Investimento: · Opção
A = R$ 1.822,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático. · Opção
B = R$ 2.052,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária de hospedagem em apartamento individual
com café da manhã, material didático. · Opção
C = R$ 2.452,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático. · Opção
D = R$ 1.942,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01
diária hospedagem em apartamento duplo com
café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas
inscrições, onde o valor da opção D
será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel. · Opção
E = R$ 2.242,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida
somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão
hospedados no mesmo quarto do hotel. · Opção
F = R$ 1.922,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel. · Opção
G = R$ 2.192,00:
incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama)
com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três
inscrições, onde o valor da opção G
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel. TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
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Valor do desconto por
aluno:
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3 e 5
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R$ 75,00
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6 e 8
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R$ 150,00
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+ de 9
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R$ 225,00
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Critérios de concessão de desconto: 1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc. 2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição. Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0. Chave PIX: cursos@fest.org.br Favor
não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem
fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996. O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso. Contato: FEST
– (27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 – 3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou
Camila. cursos@fest.org.br Inscrição no site www.fest.org.br ou no link:
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