Planejamento de Materiais
· O Planejamento de Contratações Anual
· Alinhamento dos gastos com a proposta orçamentária
· Aderência das aquisições ao planejamento da Instituição
Compras no Setor Público
· Por que compramos mal?
· As questões custo x tempo x qualidade;
· Legislação: possibilidades e impedimentos;
· Fornecedores: parceiros ou adversários?
· Compradores: conhecimento técnico x conhecimento
legal.
Questões Relevantes de Compras
· Pregão x Sistema de Registro de Preços: eficiência
das compras públicas.
· A qualidade das especificações;
· Classificação de Materiais: a importância da
padronização;
· Possibilidades técnicas e legais de se adquirir
produtos de qualidade.
· ETP – estudos técnicos preliminares
· A qualidade do pedido (DFD)
· O Termo de referência (TR);
· A definição do preço de referência;
· Análise das condições de aquisição dos editais;
· Compras por dispensa: cuidados, soluções e
legalidade;
Questões de Pós Compras
· Acompanhamento de fornecimento
· Mudança de marca ou de produto?
· Prorrogação de prazo de entrega;
· Aplicação de penalidades;
· Controle de ata de RP
· Informações ao cliente.
Visão de Almoxarifado no Setor Público
· Almoxarifado: local ou função?
· A influência de compras sobre o almoxarifado.
· O perfil do profissional de Almoxarifado
Controles de Almoxarifado
· Registros contábeis de entradas e saídas.
· Critérios de fornecimento de material.
· Prestação de contas – Contábil (RMA) e gerencial.
· Inventários: anual, periódicos e permanente.
Gestão de Estoques
· Almoxarifado ou depósito?
· A Importância dos estoques na gestão de materiais.
· Formação de estoque: por demanda, importância e
valor.
· Baixa de estoque: critérios e modelos de atendimento.
· Saneamento dos estoques: revisões, ajustes,
alienação.
· Ressuprimento de estoque: técnicas de previsão.
· A eficiência do Sistema de Registro de Preços na
gestão de estoque.
Atividade de Recebimento
· Documentos e informações necessárias.
· Questões importante: espaço, equipamentos,
ferramentas, etc.
· A importância da padronização dos procedimentos.
· Conferências e inspeções: tipos e técnicas.
· Tipos de recebimentos (base legal e técnica).
Atividade de Armazenamento
· O layout do almoxarifado.
· Planejamento de estocagem.
· Arrumação de estoque.
· Conservação dos materiais.
· Endereçamento de estocagem.
· Equipamentos de estocagem.
Atividade de Distribuição
· Separação de pedidos.
· Planejamento de entrega.
· Proteção e acondicionamento dos materiais.
· Cuidados no transporte.
· Conferência com o cliente: incorreções, faltas e
sobras.
Todo
servidor envolvido com a operação, coordenação, auditoria, chefia ou direção de
unidades administrativas, que lidam ou sejam responsáveis, direta ou
indiretamente, pela definição da qualidade, especificação, planejamento de aquisição,
compra, suprimento, controle,
recebimento, armazenagem, estoque, distribuição de materiais, rotinas e
qualidade dos resultados da gestão de materiais de um órgão público.
O palestrante
aplicará o curso através de aulas expositivas utilizando recursos de powerpoint, debates de casos práticos (cases), bem como exercícios práticos.
Total de 24 (vinte e quatro) horas - 03 dias corridos.
Data: 11 a 13 de Junho 2025
Horário: das 8h às 12h30 – das 14h às 17h30
Local: auditório do Ed. América (em frente a UFES Goiabeiras)
R$ 1.890,00 – INCLUSO:
Inscrição, bolsa e material didático, certificado, e 05
coffee breaks.
PERFIL PROFISSIONAL DO INSTRUTOR
Renato Dias
Fraga Pós-Graduado
em Administração Estratégica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com
especialização em Gestão de Estoques pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Possui
experiência de 35 anos na área de administração de materiais, tendo assumido
diversas funções: Chefia de Almoxarifado, Divisão de Material e Depto de
Administração da UFES, atualmente é Diretor de Materiais e Patrimônio. Já
integrou diversas comissões técnicas e de licitações, atuou ainda em trabalhos
de consultoria em desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados e de
gestão de materiais junto ao MEC, Universidades, prefeituras e empresas
privadas. Como professor e instrutor desde 1996, já ministrou inúmeros cursos
na área de almoxarifado, compras e gestão de materiais, tendo treinado mais de
1.500 profissionais de todo o país. Possui participação em diversos eventos
nacionais como palestrante e instrutor, por várias empresas, sendo um dos
profissionais mais requisitados quando o assunto é administração de materiais
no setor público. Algumas
empresas pelas quais atuou/atua: l
CONSULTRE (17 anos) l
ESAFI (04 anos) l
GESTÃO E TREINAMENTO
(12 anos) l
LICIDATA (03 anos) l
PREGÃO DIGITAL (03
anos) l
OUTRAS Atuou como
palestrante em cursos e seminários na modalidade aberta ou in Company
, capacitando servidores de
instituições com: §
Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ, Belo
Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Novo Hamburgo/RS, Curitiba/PR,
Vitória/ES, Serra,/ES, Rio das Ostras/RJ e outras; diversos Tribunais Regionais
do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça, diversos
Tribunais de Contas Estaduais, Tribunal Regional Federal do RJ, BA e SP, , Universidades: Federal de São Carlos/SP,
Federal de Santa Catarina, Federal da Bahia, Federal de Juiz de Fora/MG,
Federal de Ouro Preto, Federal de Goiás, Federal do Pará, Federal do Rio de
Janeiro, Federal Fluminense/RJ, Federal do Espírito Santo, UNB, Estadual do
Maranhão, Estadual de Alagoas; Institutos Federais: RJ, SP, MG, AL, PA, PR, BA,
PE, ES, RS, MT, RO, AM, etc. Ministério Público Federal e diversos Estaduais,
diversos hospitais públicos, INMETRO, INFRAERO, FIOCRUZ, ANEL, ANP, ANATEL, BNDS, CORREIOS, INSS, CNJ,
ELETROBRAS, TCU, ANAC, Marinha, Exército, etc.
Email : renatodfraga@gmail.com
Telefone e
Whatsapp - (27) 98823-2300
|