• Curso Prático e Avançado de PPA- 19 e 20.05.25
  • 39
Informações

Curso Prático e Avançado de PPA

 

Período e Carga Horária: 19.05.25 (8:30h às 17:30h) e 20.05.25 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.

 

Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel

Av. Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi • Vitória • ES

Tel.: (27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com

 

Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi. Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.

 

Objetivo: Capacitar os servidores quanto ao procedimento de elaboração e acompanhamento do Plano Plurianual com ênfase na elaboração de Programas e Ações de Governo, aspectos físicos e financeiros, alinhamento com Plano de Governo e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS além da construção e vinculação com Indicadores, em atendimento às orientações do Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCEES.

 

Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores, secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores, auditores, contadores, assessores e consultores na área orçamentária, financeira, contábil e outras áreas afins.

 

 

 

Metodologia: O curso será ministrado à luz das novas orientações de elaboração do Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029, tomando por base o praticado pelos Governos Federal e Estaduais e normatização do TCEES - Tribunal de Contas do Estado do ES. Para tanto, serão realizados exercícios práticos simulando a realidade do Planejamento permitindo ao treinando entender os principais pontos e processos necessários à elaboração de um Planejamento exequível e de melhor acompanhamento.

 

Conteúdo Programático:

O treinamento será teórico-prático simulando situações de elaboração do Plano Plurianual, abordando os seguintes temas:

?        Origem e necessidade do PPA;

?        Os instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA;

?        Instrumentos de Planejamento Auxiliares: Planejamento Estratégico e Planos de Metas e Planos Setoriais;

?        Objetivos e estratégias de elaboração do PPA;

?        Estrutura e alinhamentos possíveis: ODS, IEGM, Plano de Governo;

?        Elaboração de Programas;

?        Elaboração das Ações – Projetos e Atividades;

?        Definição de Produtos;

?        Definição de Previsões Financeiras;

?        Físico e Financeiro – compatibilização e detalhamento;

?        Audiências Públicas, requisitos e registros;

?        Indicadores como insumos para a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências;

?        Tipologia de Indicadores: esforço, resultado e finalístico;

?        Construção de Indicadores;

?        Indicadores e ODS;

?        Peça do PPA e exemplos de detalhamento na apresentação final;

?        Importância do acompanhamento da execução do PPA;

?        Execução orientada à localização: ferramenta de informação; e

?        Atualização do Planejamento – necessidades e objetivos.

 

Instrutor:

CARLOS GABRIEL ARPINI: Economista formado pela UFES, especialista em Gerenciamento de Projetos, participou do desenvolvimento de soluções destinadas tanto a grandes empresas e ao setor público. Participou do processo de planejamento do primeiro PPA da Prefeitura de Vitória e vem desde então atuando junto ao planejamento de diversas prefeituras no Espírito Santo e Rio de Janeiro como Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha. Também atuou como professor do Departamento de Economia da UFES e da UCL.

 

Investimento:

·         Opção A = R$ 1.861,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, material didático.

 

·         Opção B = R$ 2.091,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.

 

·         Opção C = R$ 2.491,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material didático.

 

·         Opção D = R$ 1.981,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da opção D será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·         Opção E = R$ 2.281,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da opção E será cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·         Opção F = R$ 1.961,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

·         Opção G = R$ 2.231,00: incluso: inscrição, certificado, coffee breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.

 

TABELA DE DESCONTOS:

Participantes:

Valor do desconto por aluno:

3 a 5

R$ 80,00

6 a 8

R$ 160,00

+ de 9

R$ 240,00

 

 

 

Critérios de concessão de desconto:

1)    O desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.

 

2)    A contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00 para cada inscrição.

 

Dados para empenho/depósito: FEST - Fundação Espírito-santense de Tecnologia.

CNPJ: 02.980.103/0001-90.

Banco do Brasil – Agência 3665-X. Conta Corrente nº. 122.921-4 - FUNDACAO PROJ1307AREAPUBL

Chave PIX: cursos@fest.org.br

 

Favor não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.

 

O certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao término do curso, mediante o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.

 

 

As inscrições serão no site www.fest.org.br ou no link:

 

 

 

 

FEST - Fundação Espírito-santense de Tecnologia.

CNPJ: 02.980.103/0001-90. 

Av. Fernando Ferrari, 1080, Edf. América Centro Empresarial - Mata da Praia, Vitória, ES, CEP: 29.066-380.  

Telefones (27) 3345.7555 - (27) 3335.2181 - (27) 3335.2182 www.fest.org.br

Arquivos
TítuloArquivo 
Curso Prático e Avançado de PPA- 19 e 20.05.2519 e 20 05 25 Curso Pratico e Avancado PPA.docx