Curso
Prático e Avançado de PPA
Período e Carga Horária: 19.05.25 (8:30h às 17:30h) e 20.05.25 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av. Dante Micheline, 585 • Jardim da Penha/Praia de Camburi •
Vitória • ES
Tel.: (27) 3204 6600 – www.almedavitoriahotel.com
Atenção: O Alameda Vitória Hotel está situado na Orla de Camburi, no sentido de
Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF,
e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi.
Para os alunos que ficarão hospedados no Alameda Vitória Hotel, a entrada de
carro para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Objetivo: Capacitar
os servidores quanto ao procedimento de elaboração e acompanhamento do Plano
Plurianual com ênfase na elaboração de Programas e Ações de Governo, aspectos
físicos e financeiros, alinhamento com Plano de Governo e Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável - ODS além da construção e vinculação com
Indicadores, em atendimento às orientações do Tribunal de Contas do Espírito
Santo – TCEES.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, assessores e consultores na área orçamentária,
financeira, contábil e outras áreas afins.
Metodologia: O curso será ministrado à luz
das novas orientações de elaboração do Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029,
tomando por base o praticado pelos Governos Federal e Estaduais e normatização
do TCEES - Tribunal de Contas do Estado do ES. Para tanto, serão realizados
exercícios práticos simulando a realidade do Planejamento permitindo ao
treinando entender os principais pontos e processos necessários à elaboração de
um Planejamento exequível e de melhor acompanhamento.
Conteúdo Programático:
O
treinamento será teórico-prático simulando situações de elaboração do Plano
Plurianual, abordando os seguintes temas:
?
Origem e necessidade do PPA;
?
Os instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA;
?
Instrumentos de Planejamento Auxiliares:
Planejamento Estratégico e Planos de Metas e Planos Setoriais;
?
Objetivos e estratégias de elaboração do PPA;
?
Estrutura e alinhamentos possíveis: ODS, IEGM,
Plano de Governo;
?
Elaboração de Programas;
?
Elaboração das Ações – Projetos e Atividades;
?
Definição de Produtos;
?
Definição de Previsões Financeiras;
?
Físico e Financeiro – compatibilização e
detalhamento;
?
Audiências Públicas, requisitos e registros;
?
Indicadores como insumos para a elaboração de
políticas públicas baseadas em evidências;
?
Tipologia de Indicadores: esforço, resultado e
finalístico;
?
Construção de Indicadores;
?
Indicadores e ODS;
?
Peça do PPA e exemplos de detalhamento na
apresentação final;
?
Importância do acompanhamento da execução do
PPA;
?
Execução orientada à localização: ferramenta de
informação; e
?
Atualização do Planejamento – necessidades e
objetivos.
Instrutor:
CARLOS GABRIEL ARPINI: Economista
formado pela UFES, especialista em Gerenciamento de Projetos, participou do
desenvolvimento de soluções destinadas tanto a grandes empresas e ao setor
público. Participou do processo de planejamento do primeiro PPA da Prefeitura
de Vitória e vem desde então atuando junto ao planejamento de diversas
prefeituras no Espírito Santo e Rio de Janeiro como Vitória, Serra, Cariacica e
Vila Velha. Também atuou como professor do Departamento de Economia da UFES e
da UCL.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.861,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.091,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.491,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.981,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.281,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.961,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.231,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
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Valor do desconto por
aluno:
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3 a 5
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R$ 80,00
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6 a 8
|
R$ 160,00
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+ de 9
|
R$ 240,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$80,00
para cada inscrição.
Dados para empenho/depósito: FEST - Fundação
Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ:
02.980.103/0001-90.
Banco do
Brasil – Agência 3665-X. Conta Corrente nº. 122.921-4 - FUNDACAO
PROJ1307AREAPUBL
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
As
inscrições serão no site www.fest.org.br ou no link:
FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ:
02.980.103/0001-90.
Av.
Fernando Ferrari, 1080, Edf. América Centro Empresarial - Mata da Praia,
Vitória, ES, CEP: 29.066-380.
Telefones
(27) 3345.7555 - (27)
3335.2181 - (27) 3335.2182 www.fest.org.br |