Como Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa para
Implementar a Nova Lei de Licitações.
Curso Teórico e Prático.
Período e Carga Horária: 13.06.23 (8:30h às 17:30h), e 14.06.23
(8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Alameda Vitória Hotel
Av.
Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção:
O Alameda Vitória
Hotel está situado na Orla de Camburi,
no sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco, e em frente ao Quiosque 2 da
Orla de Camburi. Para quem ficará hospedado no Alameda Vitória Hotel entrada de carro para o estacionamento fica
na rua de trás do hotel.
Apresentação:
Com o advento da Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos (Lei Federal nº 14.133/21), o legislador congressista, ao mesmo
tempo em que modernizou e consolidou diversos entendimentos, procedimentos e
normatizações esparsas sobre o tema, abriu também uma “corrida contra o tempo”
ao dispor o dia 1º de abril de 2023 como prazo fatal para que todos os entes e
entidades administrativas já estejam adequados às novas diretrizes legais.
Tendo em vista o significativo teor de alterações e novas
obrigações surgidas, terá êxito o órgão administrativo que se adeque o quanto
antes à nova realidade trazida pela lei, uma vez que continuar licitando pela
mesma sistemática trazida pela Lei Federal nº 8.666/93 não mais atenderá ao que
preconiza a moderna legislação licitatória.
Para que a transição seja mais tranquila, segura e com o fito de
evitar futuras notificações de irregularidades pelos órgãos de controle
externo, surge este curso que alia tanto o aspecto teórico, demonstrando as
alterações significativas da nova lei de licitações e suas implicações
jurídicas, quanto a parte prática, com exposição de casos e demonstração passo
a passo de como fazer a transição das rotinas operacionais para adequação à
nova legislação.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos
específicos para sobre a Nova Lei de Licitações, bem como das novas rotinas que
precisará adotar para adequação à Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei
14.133/21), para que seu órgão/entidade possa fazer a transição correta entre
as legislações.
Objetivos Específicos:
Ao final do curso, o participante será capaz de:
?
Compreender as alterações entre a
atual lei de licitações (Lei 8.666/93) e a Nova Lei de Licitações e Contratos
(Lei 14.133/21);
?
Conhecer quais adaptações das
rotinas administrativo-operacionais precisará proceder;
?
Conhecer quais regulamentações
legais/administrativas seu órgão/entidade necessita para a aplicação prática da
Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21);
?
Saber como planejar, executar e
contratar conforme a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21); e
?
Conhecer o que os Tribunais
Superiores e Órgãos de Controle Externo já vêm pronunciando até o momento.
Público Alvo: Servidores dos Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria
Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe,
Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações,
dentre outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo Programático:
1. PROCESSOS DE NORMATIZAÇÃO
1.
Poder regulamentar – capacidade de
regulamentação pelos Estados e Municípios
2.
Alterações dos (e nos) procedimentos
licitatórios.
3.
Novos princípios e implicações
práticas
i. Princípio do planejamento e a Nova Lei de Licitações sob a ótica
da Governança
ii. A relação entre objetivos e governança
iii. Planejamento estratégico e Plano de Contrações Anual
4.
Gestão de Riscos – Necessidade de
direção, apoio e monitoramento pela alta administração
2. GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
1.
Governança transicional (lei
8.666/93 – lei 14.133/21)
2.
Gestores
3.
Agentes Públicos
4.
Agentes de contratação
5.
Fiscais
6.
Pareceristas (técnicos, jurídicos e controladores)
7.
Deveres
8.
Atribuições
9.
Vedações
10.
Segregação de funções – implicações
práticas e responsabilidades
3. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO
1.
Estudos organizacionais e primeiros
passos para a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos
2.
Levantamento técnico
i.
Demandas recorrentes, urgências e
emergências
ii.
Recursos financeiros, humanos e
tecnológicos
iii.
Inovações sustentáveis, Restrições
Legais, Incentivos Fiscais...
3. Calendário de prioridades
4. Captação de Recursos
5. Auditorias contábeis, avaliação de gastos
6. Estudos de mercado
7.
Indicadores de Risco
8. Fase preparatória
i. Estudo Técnico Preliminar
ii. Formalização do processo licitatório – cuidados
iii. Envio de documentação complementar – pode ou não pode?
iv. Alocação eficientes de matriz de riscos em editais
v. Modalidades licitatórias e critérios de julgamento – importantes
inovações trazidas pela nova lei
1.
Diálogo competitivo: estrutura,
funcionamento e oportunidades de uso
vi. Planejamento de compras – o que é, importância e como fazer
vii. Obras, serviços de engenharia e serviços em geral na nova lei de
licitações
9. Fase externa – Divulgação do Edital
i. Nova ordem das fases
1.
O rito comum e
2.
A possibilidade de inversão de fases
do art. 29 da NLLC
ii. Apresentação das propostas e lances
1.
Forma eletrônica e modos de disputa
iii. Julgamento
1.
Saneamento,
2.
Desempate e
3.
Amostras
iv. Habilitação
1.
Pré-qualificação
v. Encerramento da licitação
4. OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
1.
Obras
i. Obras comuns,
ii. Pesquisa de preços e
iii. B.I.M.
2.
Serviços comuns de engenharia
i. Casos em que é possível licitar por pregão
3.
Serviços especiais de engenharia
i. Concorrência eletrônica
4.
Regimes de execução
i. Novos regimes (integrado e semi-integrado)
5. DEMAIS SERVIÇOS
1.
Serviços com dedicação exclusiva de
mão de obra
i. Repactuação
ii. Corresponsabilidade tributária
2.
Serviços continuados
i. Novos prazos contratuais
ii. Fornecimento
iii. Critérios para renovação
6. PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO
1.
Portal Nacional de Contratações
Públicas – PNCP (aspectos legais)
i. Accountability
ii. Responsabilização
iii. Fiscalização e
iv. Controle social
2.
Prazos de apresentação de propostas
i. Novos prazos
7. ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO
1.
Atribuições da autoridade competente
2.
Hipóteses e requisitos para:
i. Revogação
ii. Anulação
8. CONTRATAÇÃO DIRETA NA DINÂMICA DA
NOVA LEI
1.
Dispensa de licitação como forma de
início gradativo da implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos no
órgão/entidade
2.
Hipóteses de licitações dispensadas
e dispensáveis
3.
Formalização processual na hipótese
de contratação direta – cuidados – Art. 72, NLLC.
9. PROCEDIMENTOS AUXILIARES NA NOVA LEI
– ASPECTOS LEGAIS
1.
Regulamentação
2.
Formulários eletrônicos cadastrais
3.
Protocolos de transparência e
integração
4.
Prazos para requerimentos,
5.
Publicações e
6.
Divulgação de resultados.
10. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – ALTERAÇÕES
DA NOVA LEI
11. PONTOS DE DESTAQUE
1.
Responsabilidade do parecerista
2.
Atuação dos órgãos de controle
3.
Meios alternativos de resolução de
controvérsias
4.
Nova lógica punitiva
Metodologia: O curso
será teórico-prático, com exposição dialogada, discussão, sistematização e
síntese, exercícios teóricos e práticos, tomando por base a elaboração da
legislação, rotinas, checklists, boas práticas e entendimentos jurisprudenciais
aplicáveis ao tema.
Instrutores: ALEXANDRE
AMORIM E MICHELE VELOSO MACHADO.
Alexandre Amorim:
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou
como assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor
no curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor
da FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos;
·
Legística e Técnica Legislativa Procedimentos
para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos Administrativos no Setor de
Compras;
·
Nova Lei de Improbidade Administrativa e
Responsabilização dos Agentes Públicos: Alterações e Reflexos Práticos na
Administração Pública;
·
Direito Constitucional para Servidores
Públicos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Direito Administrativo para Servidores
Públicos;
·
Processo Administrativo Disciplinar,
Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito Administrativo Sancionador;
·
Formação de Agente de Contratação na Nova Lei
de Licitações e Contratos;
·
Dispensa e Inexigibilidade - Inovações na
Nova Lei de Licitações e Contratos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Assessoria Legislativa com foco em
Comunicação (“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
·
Como Estruturar o Órgão/Entidade
Administrativa para Implementar a Nova Lei de Licitações: Curso Teórico e
Prático.
·
Licitação Eletrônica pelo Menor Preço ou
Maior Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal: IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22,
vigência a partir de 01.11.22;
·
Contratos Administrativos na Nova Lei de
Licitações e Contratações Públicas: Elaboração, Análise, Interpretação e
Execução Prática; e
·
A Nova Lei de Licitações e a Formação de
Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Michele Veloso Machado:
? Graduada
em Administração Pública.
? Pós-graduada
em Docência de Licitações e Contratos.
? Especializada
em Gestão Pública;
? Certificada
no curso de formação de gestores Compras Governamentais/DF.
? Analista
pública de gestão da Secretaria Municipal de Obras PMVV/ES.
? Experiência
na coordenação do setor de licitações da Secretaria de Administração.
? Pregoeira
certificada pela ENAP
? Docente do
curso de formação continuada dos servidores municipais.
? Instrutora
de plataforma especializada em compras governamentais e licitações eletrônicas
- atuando na capacitação e atualização de entes compradores (prefeituras,
órgãos públicos e fornecedores na utilização sistema eletrônico e atualizações
das novas regras de compras públicas – pregão eletrônico para municípios e
empresas através do Portal de Compras Públicas e SEBRAE/SP.
·
Instrutora nos seguintes cursos ministrados
pela FEST:
·
Dispensa e Inexigibilidade - Inovações na
Nova Lei de Licitações;
·
A Nova Lei de Licitações e a Formação de
Pregoeiro – Com Foco em Casos Práticos;
·
Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos; e
·
Como Estruturar o Órgão/Entidade
Administrativa para Implementar a Nova Lei de Licitações: Curso Teórico e
Prático.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.682,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.022,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.372,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 02
jantares, 02 diárias de hospedagem
em apartamento individual com café
da manhã, material didático.
·
Opção D = R$ 1.932,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.182,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 02
jantares, 02 diárias de hospedagem
em apartamento duplo com café da
manhã, material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições,
onde o valor da opção E será
cobrado por participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo
quarto do hotel.
·
Opção F = R$ 1.922,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 01
jantar, 01 diária de hospedagem em
apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da
manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições,
onde o valor da opção F será cobrado por participante e os três
inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.162,00: incluso: inscrição, certificado,
coffee breaks, 02 almoços, 02
jantares, 02 diárias de hospedagem
em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da
manhã, material didático. Esta opção é válida somente para três inscrições,
onde o valor da opção G será
cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no mesmo
quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
inscrição no site www.fest.org.br ou no link:
Contato:
FEST – (27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Sarah ou Camila. cursos@fest.org.br |