GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Orientações, técnicas e procedimentos práticos conforme
a lei e os entendimentos dos órgãos de controle externo.
Período e Carga Horária: 29.11.22 (8:30h às 17:30h) e 30.11.22 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Hotel Bristol Alameda
Vitória
Av.
Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção:
O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na Orla de Camburi, no
sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla
de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de
trás do hotel.
Apresentação: Contratos
administrativos são ajustes entre órgãos/entidades da Administração Pública e
particulares, em que há um acordo de vontades para a formação de vínculo e
estipulação de obrigações recíprocas e devem estabelecer, com clareza, os
direitos, obrigações e responsabilidades de cada parte, em conformidade com a
licitação a que se vinculam.
Neste curso, você obterá os conhecimentos necessários para gerir,
controlar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações assumidas entre
os particulares e a administração pública em um contrato administrativo.
Objetivo Geral: Proporcionar
ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos para formalizar o contrato
administrativo de acordo com as normas aplicáveis; compreender as recomendações
e prescrições da legislação de licitações e contratos, aplicando-as à
gestão/fiscalização de contratos; promover as alterações contratuais
necessárias dentro dos limites fixados em lei; compreender as normas
pertinentes à responsabilidade da Administração Pública na contratação; manter
o equilíbrio econômico-financeiro do contrato ou reequilibrá-lo, conforme o
caso; identificar a conveniência ou obrigação de rescindir ou anular o contrato
administrativo; aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do
contrato; realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva do contrato
administrativo; desenvolver mecanismos eficazes de fiscalização de contratos a
fim de evitar riscos de responsabilização em caso de inadimplemento, pelas
contratadas, das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e conhecer
a jurisprudência dos tribunais de contas aplicáveis às matérias abordadas
durante o curso.
Objetivos Específicos: Ao
final do curso, o participante será capaz de:
?
Estar qualificado para ser designado
gestor/fiscal de contratos públicos pelo seu gestor;
?
Aplicar a legislação relacionada à
gestão e fiscalização de contratos administrativos;
?
Desempenhar suas funções em
consonância com a jurisprudência do TCU e do TCE-ES em relação às matérias
abordadas no curso;
?
Identificar as responsabilidades e
as competências dos gestores e fiscais de contratos; e
?
Promover uma mudança cultural em seu
órgão, de forma a qualificar o processo de gestão e fiscalização de contratos.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, gestores de contratos, fiscais de contratos, assessores
e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo Programático:
?
Considerações
Gerais – fases do processo de contratação: planejamento, licitação
e celebração do contrato.
?
Nova
Lei de Licitações e Contratos – Aspectos gerais relativos à
formalização dos contratos e seus desdobramentos.
o Fases do Processo de Contratação:
considerações iniciais, instrumentos de gestão, conceitos, tipos de contratação
direta, logística nas contratações e fases da contratação.
?
Legislação
Aplicável – princípios norteadores da gestão e fiscalização de
contratos.
o Princípios norteadores:
conceito.
o Planejamento:
conceitos e acórdãos TCU.
o Licitação:
conceitos, fases, acórdãos TCU e pontos de atenção.
?
Contrato
– obrigatoriedade, execução, direitos e obrigações, duração,
prazo de execução, limites legais, alterações e procedimentos para a manutenção
do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
o Contrato:
conceitos, características, itens essenciais, quando há necessidade e formas
alternativas.
o Novidades conforme a lei 14.133/21:
Novas modalidades de execução/contratação à luz da nova lei de licitações e
contratos.
o Caso Real:
apresentação de casos reais relacionados a contratos administrativos.
o Informações Importantes:
cuidados necessários, acórdão TCU e componentes do contrato.
o Execução do Contrato:
conceitos, direitos e obrigações, poderes do contratante e interesse público.
o Duração dos Contratos:
conceitos e exemplos.
o Prazo de Execução dos Contratos:
conceito, alteração, condicionantes e acórdãos do TCU e Caso Real.
o Contratos de Serviços Contínuos: conceito
e prazo de execução.
o Alteração Contratual:
situações cabíveis, alteração contratual qualitativa e quantitativa, limites
legais, acórdãos TCU, apuração dos limites percentuais, formalização das
alterações contratuais, apostila x aditivo, planilha de custos x jogo de
planilhas e medidas prévias para evitar jogo de planilhas.
o Equilíbrio Econômico-Financeiro: conceitos,
reajuste, revisão e repactuação.
?
Gestor e Fiscal do Contrato –
designação, responsabilidades e competências.
o Fiscal de Contratos:
conceitos, perfil, contratação de terceiros, acórdão TCU, designação, fases do
acompanhamento da execução dos contratos, recusa da designação e atributos do
fiscal designado.
?
Fiscalização de Contrato –
aspectos gerais, sanções administrativas em virtude do descumprimento
contratual e responsabilização do servidor público.
o Contrato de Prestação de Serviços
com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra: conceitos, caracterização de
vínculo empregatício, responsabilização do fiscal em caso de inadimplemento,
responsabilidades solidária e subsidiária na nova lei de licitações.
o Penalidades aplicadas às empresas
contratadas: conceitos e tipos.
o Rescisão contratual:
conceitos.
o Responsabilização do Fiscal do
Contrato.
?
Instrumentos formais de
acompanhamento – papéis de trabalho, ofícios, notificações,
despachos, checklist (roteiros) para
análise de documentos.
o Fiscal de Contratos: procedimentos
a realizar na autuação, orientações, manuais, casos reais, cuidados para se
evitar a responsabilização subsidiária, fiscalização inicial, mensal e diária,
como atuar nos casos de inexecução parcial ou total por parte da contratada,
?
Jurisprudência dos tribunais de
contas – decisões do TCU e do TCE-ES em relação às matérias
abordadas no curso.
?
Hands
On - Orientações
finais e Exercícios práticos.
Metodologia:
O curso será teórico-prático, com
exposição dialogada, discussão, sistematização e síntese, exercícios teóricos e
práticos, tomando por base a elaboração da legislação, rotinas, checklists,
boas práticas e entendimentos jurisprudenciais aplicáveis à gestão e
fiscalização dos contratos.
Instrutor: ALEXANDRE AMORIM
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Atuou como Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor
no curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor
da FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos;
·
Legística e Técnica Legislativa Procedimentos
para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos Administrativos no Setor de
Compras;
·
Nova Lei de Improbidade Administrativa e
Responsabilização dos Agentes Públicos: Alterações e Reflexos Práticos na
Administração Pública;
·
Direito Constitucional para Servidores
Públicos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Direito Administrativo para Servidores
Públicos;
·
Processo Administrativo Disciplinar,
Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito Administrativo Sancionador;
·
Formação de Agente de Contratação na Nova Lei
de Licitações e Contratos;
·
Dispensa e Inexigibilidade - Inovações na Nova
Lei de Licitações e Contratos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Assessoria Legislativa com foco em Comunicação
(“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
·
Como Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa
para Implementar a Nova Lei de Licitações: Curso Teórico e Prático.
·
Licitação Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior
Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal: IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22,
vigência a partir de 01.11.22;
·
Contratos Administrativos na Nova Lei de
Licitações e Contratações Públicas: Elaboração, Análise, Interpretação e
Execução Prática; e
·
A Nova Lei de Licitações e a Formação de
Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.512,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 1.812,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.112,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.722,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 1.942,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.712,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 1.922,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0.
Favor não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e
COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune, conforme dispõe o
art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
Inscrição no site www.fest.org.br ou no link: https://fest.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=566
Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Bárbara Soresini ou
Camila. |