Folha de Pagamento Mensal:
Envio ao TCEES pelo Sistema CidadES
Período
e Carga Horária: 16.02.23 (8:30h
às 17:30h) 17.02.23 (8:00h às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Hotel Bristol Alameda
Vitória
Av.
Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção:
O Hotel Bristol Alameda
Vitória está situado na Orla de Camburi, no sentido de Jardim Camburi para
Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF, e antes/ao lado do
Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi. A entrada de carro
para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação: O curso propiciará o aprendizado teórico e prático
do envio das informações de folha de pagamento ao sistema CidadES do Tribunal
de Contas do Estado do Espirito Santo (TCEES).
O conteúdo será
apresentado conforme Anexo V – IN 68/2020 e Portaria Normativa 29/21, e
alterações posteriores, através de exemplos.
O curso possibilitará uma ampla discussão com os participantes quanto aos
procedimentos preparatórios ao eficaz atendimento das exigências contidas na IN
68/2020, e alterações posteriores, quanto à composição das informações e a
forma completa de envio da folha de pagamento mensal ao TCEES.
Objetivo
Geral: O curso tem como objetivo principal instruir e esclarecer dúvidas quanto
aos cadastros que devem ser realizados para envio das informações de folha de
pagamento ao sistema CidadES do TCEES.
Objetivos
Específicos: Analisar o Anexo V (Remessa de Folha de Pagamento) da IN 68/2020, e alterações
posteriores, demonstrando os cadastros que devem ser realizados para envio das
informações ao sistema CidadES.
Detalhar as informações dos campos de cada Arquivo que compõe o Anexo V,
com exemplos de cadastro e através de situações apresentadas pelos
participantes, permitindo ao treinando assimilar as inovações trazidas pela IN 68/2020, e alterações
posteriores.
Conteúdo Programático:
Módulo
I: Explanação sobre o
conteúdo da IN 68/2020 e alterações
posteriores, em relação a regulamentação e o envio de
dados e informações da folha de pagamento pelo sistema CidadES, apresentação de
telas do sistema CidadES – Folha de Pagamento, procedimentos preparatórios para a
obtenção das informações, abordagem dos assuntos polêmicos relacionados ao conteúdo
das informações.
Módulo
II: Funcionamento do
sistema CidadES, assinatura digital, termo de notificação eletrônico, arquivo
estruturado e arquivo não estruturado, inconsistências impeditivas,
inconsistências indicativas, prestação aceita, prestação entregue, substituição
dos dados da prestação aceita, folha de pagamento, remessa de folha de
pagamento, cadastramento de nova UG, pré-requisito para o envio da remessa
mensal da folha de pagamento, envio, homologação e acompanhamento da situação
das remessas de dados no sistema CidadES, consistência dos dados e informações
enviados por meio do CidadES entre si e com outras fontes, requisição pelo
TCEES à UG de documento para comprovação dos dados enviados ou das informações
prestadas por meio do CidadES, penalidades pelo não cumprimento da IN 68/2020,
e alterações posteriores, notificações via sistema CidadES.
Módulo
III: Quais UGs enviam a
remessa Folha de Pagamento, obrigatoriedade do envio, responsáveis nas Unidades
Gestoras (UGs), cadastro dos responsáveis, delegação de envio da remessa, prazo
de envio e homologação (fluxo do processo) e omissão da remessa, arquivos XML
que compõem a remessa, comunicação com a equipe CidadES - Folha.
Módulo
III: Cadastros Iniciais–Cadastro
de Cargos, Servidores (servidores e dependentes), Matricula (vinculo dos
servidores) e Lotação.
Módulo
IV: Rubricas Folha de Pagamento
– Vantagens e descontos (eventos/rubricas) da folha de pagamento.
Módulo
V: Consolidação – Folha
de pagamento mensal, consolidação das informações e validação.
Metodologia: O curso será ministro através de
exemplos práticos dos cadastros e fechamento da folha de pagamento, motivando
os participantes a trazerem suas dúvidas e práticas do cotidiano.
O
material didático inclui: Apostila
abrangendo o conteúdo do programa.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Institutos de Previdência), dos
fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre outros. Agentes públicos
e Servidores em geral que atuam na área de folha de pagamento, recursos
humanos, contabilidade, controladoria, auditoria, administração, finanças e de orçamento,
tesouraria, assessoria e consultoria na área pública e outras áreas afins.
Instrutora:
TATIANE DOS SANTOS
CARLINI:
·
Formação
pela UNINOVE – São Paulo – SP, MBA em Gestão de Recursos Humanos.
·
Formação
pelo CET-FAESA – Vitória – ES, Controle e Avaliação da Gestão em Recursos
Humanos.
·
Formação
pelo CET-FAESA – Vitória – ES, Planejamento dos Processos em Recursos Humanos.
·
Exerceu
a função de Consultora de Recursos Humanos na empresa Senior Sistemas, na qual
atuava em diversas empresas (públicas e privadas) prestando assessoria nas
rotinas de recursos humanos e implementando as rotinas em software de RH.
·
Atua
na folha de pagamento do Tribunal de Contas do Espirito Santo (TCEES),
elaborando os cálculos de folha de pagamento e as obrigações acessórias e o
envio da folha de pagamento mensal do TCEES pelo Sistema CidadeES.
·
Instrutora,
pela FEST, nos cursos:
o Procedimentos legais na área de recursos
humanos e folha de pagamento mensal;
o Folha de pagamento mensal: envio ao
TCEES pelo Sistema CidadES;
o Registro de Atos de Pessoal: Envio ao
TCEES pelo Sistema CidadES; e
o E-Social nos Órgãos Públicos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.640,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 1.980,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.330,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.890,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.140,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.880,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.120,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente público
(mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado separadamente
por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia. CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av.
Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0.
Chave PIX cursos@fest.org.br
Favor
não realizar retenção de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem
fins lucrativos e imune, conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei
9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
Inscrição
no site www.fest.org.br ou no link:
https://fest.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=697
Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 – 3237.2755 –
99904.6107 – Bárbara Soresini ou Camila. cursos@fest.org.br |