Dispensa
e Inexigibilidade: Inovações na
Nova
Lei de Licitações e Contratos
Período e Carga Horária: 09.03.23 (8:30h às 17:30h), e 10.03.23 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Hotel Bristol Alameda
Vitória
Av.
Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção:
O Hotel Bristol Alameda
Vitória está situado na Orla de Camburi, no sentido de Jardim Camburi para
Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do Brasil e CEF, e antes/ao lado do
Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla de Camburi. A entrada de carro
para o estacionamento do hotel fica na rua de trás do hotel.
Apresentação
O curso tem por objetivos ampliar os conhecimentos
dos participantes para que possam definir os procedimentos essenciais à formalização
do processo e a fiscalização da execução, através de casos práticos sobre
contratações diretas, envolvendo as principais hipóteses de dispensas e
inexigibilidades de licitações, bem como entender os princípios que regem estas
matérias.
Objetiva desenvolver habilidades, visando quanto da
efetivação de uma contratação direta, através do conhecimento da legislação e
dos trâmites necessários para formalização do procedimento dessa contratação.
Serão identificadas as possibilidades de
contratações diretas, visando fortalecer as atitudes para a prática da
moralidade e probidade administrativas, tão necessárias para a gestão.
Objetivo: Capacitar os
servidores públicos que atuem na gestão pública, sejam como gestores, fiscais
de contratos, membros de comissão de licitação, pregoeiros, além de
empresários, servidores públicos e demais profissionais interessados em
licitações e contratos administrativos.
Visa, ainda, capacitar os participantes a
planejar, coordenar e executar os processos licitatórios de contratação por
dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação, de acordo com as decisões
do Tribunal de Contas da União. Orientar sobre a correta formalização dos
processos de contratação direta, informando as mais recentes atualizações
ocorridas na legislação.
Metodologia
·
O
curso será desenvolvido a partir de metodologias participativas, buscando
incorporar as inovações dos recursos tecnológicos e adaptando os conteúdos
programáticos às diferentes realidades apresentadas.
·
Aulas
expositivas;
·
Trabalhos
em grupo;
·
Debates;
·
Serão
utilizados materiais didáticos digitais e impressos. No transcorrer das aulas
são apresentadas deliberações dos Tribunais de Contas consubstanciadas em
Acórdãos, Súmulas, Decisões e Orientações.
Público Alvo: Servidores dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da
Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos de Classe, Institutos
de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das Fundações, dentre
outros. Agentes públicos e Servidores em geral: prefeitos, vereadores,
secretários, assessores, tesoureiros, controladores, auditores, procuradores,
auditores, contadores, membros da Comissão Permanente de Licitação, pregoeiros,
servidores das áreas de compras e contratações, gestores e fiscais de
contratos, assessores e consultores na área pública e outras áreas afins.
Conteúdo
I
– INTRODUÇÃO
1. O dever de licitar.
2. Contratação direta: licitação dispensada, dispensável e inexigível.
Distinções.
3. O planejamento como instrumento de realização do princípio da eficiência nas
contratações administrativas sem licitação.
3.1. Obrigatoriedade (ou não) de elaboração de termo de referência ou projeto
básico nas contratações diretas.
3.2. Incidência das normas da IN 05/2017 nas contratações diretas.
3.3. Incidência das normas da IN 40/2020 nas contratações diretas (é necessário
realizar os Estudos Técnicos Preliminares?).
3.4. Incidência das normas da Lei Complementar nº 123/2006 nas contratações
diretas (o tratamento diferenciado a MEs e EPPs).
4. Contrato e instrumento contratual. Distinções.
5. Regime Jurídico das Contratações Administrativas
6. Tipos de Contrato: aquisição, prestação de serviços (continuados, de
terceirização), obras.
7. Prerrogativas da Administração.
8. Formalização.
9. Aditamentos e apostilamentos.
10. Hipóteses de Rescisão.
11. Equilíbrio Econômico-Financeiro: Reajuste, Repactuação, Revisão e
institutos afins.
II
– DISPENSA DE LICITAÇÃO
1 Dispensa de licitação: natureza do rol do art. 24, da Lei nº 8.666/93.
2 Hipóteses de dispensa de licitação previstas na Lei nº 8.666/93.
2.1 Dispensa pelo valor (fracionamento de despesa);
2.2 Contratação emergencial;
2.3 Dispensa em decorrência de licitação deserta e fracassada;
2.4 Compra ou locação de imóvel;
2.5 Contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento;
2.6 Contratação de Instituição Brasileira incumbida regimental ou
estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou
de instituição dedicada à recuperação social do preso;
2.7 Contratação de associação de pessoas com deficiência;
2.8 Contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos
urbanos recicláveis ou reutilizáveis por catadores de materiais recicláveis.
3 A dispensa de licitação na Lei nº 14.133/2021
3.1 O novo rol de hipóteses do art. 75;
3.2 Novos valores para a dispensa;
3.3 Aumento do prazo máximo e mudanças no procedimento das contratações
emergenciais;
3.4 A migração das aquisições e locações para o rol da inexigibilidade;
3.5 A contratação direta em decorrência de licitações desertas e fracassadas.
III
– INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
1 Inexigibilidade de licitação: natureza do rol do art. 25, da Lei nº
8.666/93.
2 Hipóteses de inexigibilidade de licitação previstas na Lei nº 8.666/93.
2.1 Contratação junto a produtor, empresa ou representante comercial exclusivo;
2.2 Contratação de serviços técnicos, de natureza singular, com profissionais
ou empresas de notória especialização;
2.2.1 Conteúdo das expressões “notória especialização” e “natureza singular”;
2.3 Contratação de profissionais de qualquer setor artístico.
3. O credenciamento como procedimento auxiliar das contratações por
inexigibilidade.
4 A inexigibilidade de licitação na Lei nº 14.133/2021
4.1 O novo rol de hipóteses do art. 74;
4.2 A “abolição” da exigência de singularidade do objeto;
4.3 As aquisições e locações no rol da inexigibilidade.
IV
– O PROCEDIMENTO DAS CONTRATAÇÕES DIRETAS
1 Publicidade dos atos.
2 Instrução do procedimento.
3 Pesquisa de preços.
4 Justificativa do preço.
5 A dispensa eletrônica (Decreto nº 10.024/2019).
6 O Sistema de Registro de Preços e a dispensa de licitação.
7 As inovações procedimentais na Lei nº 14.133/2021.
Instrutor:
Alexandre Amorim
Alexandre Amorim:
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como assessor
jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência – Controladoria
Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde acompanhou processos
licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área e orientou
servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor
no curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor
da FEST nas seguintes disciplinas:
o Nova Lei de
Licitações e Contratos Administrativos;
o Legística e
Técnica Legislativa Procedimentos para a Correta Elaboração;
o Procedimentos
Administrativos no Setor de Compras;
o Nova Lei de
Improbidade Administrativa e Responsabilização dos Agentes Públicos: Alterações
e Reflexos Práticos na Administração Pública;
o Direito
Constitucional para Servidores Públicos;
o Planejamento
das Contratações Públicas: Curso Prático de Elaboração de Estudos Técnicos
Preliminares e Termo de Referência para Licitações; e
o Direito
Administrativo para Servidores Públicos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.691,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.031,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.381,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.941,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em
apartamento duplo com café da manhã,
material didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o
valor da opção D será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção E = R$ 2.191,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.931,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.171,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do desconto por
aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados
para empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando
Ferrari, 845, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP:
29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta
Corrente nº. 122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O
certificado, a Nota Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade
serão entregues, ao término do curso, mediante
o envio à FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no
curso.
inscrição no site www.fest.org.br ou no link
para Inscrição:
https://fest.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=720
Contato: FEST – (27) 3345.7555 – 3345.7668 -
4009.2182 – 3237.2755 – 99904.6107 – Bárbara Soresini ou Camila cursos@fest.org.br |