PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: CURSO
PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES E TERMO DE REFERÊNCIA
PARA LICITAÇÕES.
Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência
e das normas de elaboração. Procedimentos, técnicas, atribuições,
responsabilidades, controles e ações.
Período e Carga Horária: 06.02.23 (8:30h às 17:30h) e 07.02.23 (8:00h
às 17:00h), totalizando 16 horas/aulas.
Local de Realização: Auditório do Hotel Bristol Alameda
Vitória
Av.
Dante Micheline, 585 • Praia de Camburi • Vitória • ES
Tel.:
(27) 3204 6600 - www.redebristol.com.br/hoteis/bristol-alameda-vitoria
Atenção:
O Hotel Bristol Alameda Vitória está situado na Orla de Camburi, no
sentido de Jardim Camburi para Jardim da Penha, o hotel fica após o Banco do
Brasil e CEF, e antes/ao lado do Banco Bradesco. Frente ao Quiosque 2 da Orla
de Camburi. A entrada de carro para o estacionamento do hotel fica na rua de
trás do hotel.
Apresentação: A elaboração dos estudos técnicos preliminares (ETP)
constitui a primeira etapa do planejamento de uma contratação (planejamento
preliminar) e tem como objetivos: a) assegurar a viabilidade técnica da
contratação, bem como o tratamento de seu impacto ambiental; b) embasar o termo
de referência ou o projeto básico, que somente é elaborado se a contratação for
considerada viável, bem como o plano de trabalho, no caso de serviços (Letra b,
do inc. XXIII, do art. 6º, da Lei
14.133/21).
O art. 174 da Constituição Federal
dispõe que o Estado “exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização,
incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e
indicativo para o setor privado”.
O termo “planejamento” consiste em uma
ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os
caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e
reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
Esta ferramenta no processo de aquisição
e contratação no âmbito da Administração Pública é o Projeto Básico (previsto
no inciso XXV do art. 6° da Lei 14.133/21) e/ou Termo de Referência (previsto
no inciso XXIII, da Lei 14.133/21 e no inciso XI, do art. 3, do Decreto
10.024/19).
Objetivo
Geral: Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos para
compreender a importância do Estudo Técnico Preliminar – ETP na tomada de
decisão e apresentar ao participante os erros comuns nos processos decisórios.
O cursista também conhecerá a jurisprudência dos tribunais de contas aplicáveis
às matérias abordadas durante o curso, bem como estarão aptos para aplicar
técnicas de solução de problemas na elaboração de Estudos Preliminares para
definir necessidade, estabelecer critérios, levantar soluções possíveis e
avaliá-las conforme os critérios pré-elaborados, considerando os contextos de
tomada de decisão e heurísticas e vieses que interferem no processo.
Proporcionar aos alunos também conhecer
ferramentas e adquirir as habilidades necessárias para a elaboração de termos
de referências e/ou projetos básicos para as aquisições e contratações
públicas. Será apresentado um modelo padrão a ser utilizado como referência
pelos alunos, o que lhes possibilitará implantar uma versão customizada às necessidades
específicas do órgão de origem. Será feita uma exposição da fundamentação
legal, decisões do TCU e recomendações dos órgãos de controle interno
relacionadas ao tema. Além disso, será oportunizado aos participantes um
trabalho prático de elaboração de um termo de referência/projeto básico.
Objetivos
Específicos: Ao final do curso, o participante será capaz de:
·
Aplicar a legislação relacionada à elaboração de
ETP;
·
Dominar a aplicação de Técnicas para a elaboração de
Estudos Técnicos Preliminares;
·
Desempenhar suas funções em consonância com a
jurisprudência do TCU e do TCE-ES em relação às matérias abordadas no curso;
·
Identificar as responsabilidades e as competências
dos atores envolvidos.
·
Promover uma mudança cultural em seu órgão, de forma
a qualificar o processo de contratação.
Público Alvo: Servidores
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da
Defensoria Pública e da Administração Indireta, das Autarquias (SAAE, Conselhos
de Classe, Institutos de Previdência), dos fundos, dos Consórcios Públicos, das
Fundações, dentre outros. Membros das comissões do TCE. Agentes públicos e servidores em geral:
prefeitos, vereadores, secretários, ordenadores de despesas, assessores,
tesoureiros, controladores, auditores, procuradores, auditores, contadores,
planejadores da licitação, compradores, membros da Comissão Permanente de
Licitação, pregoeiros, fiscais de contratos, assessores e consultores na área
pública e outras áreas afins.
Conteúdo Programático:
·
Planejamento da Licitação: conceitos,
fases e pontos de atenção;
·
ETP: conceito, objetivos, previsão legal e infralegal – exemplos de problemas que podem ocorrer em uma
contratação sem o ETP;
·
Obrigatoriedade e possibilidade de dispensa – quando o ETP é obrigatório ou facultado ao
gestor;
·
ETP simplificado: hipóteses
de utilização e conteúdo mínimo na elaboração de um ETP;
·
ETP segundo a IN 40/2020, IN 49/20 e IN 5/2017 – diretrizes gerais para elaboração e conteúdo
mínimo obrigatório;
·
Conteúdo mínimo obrigatório da ETP, segundo a definição constante no
art. 7º da IN nº 40/2020:
I - Descrição da necessidade da contratação – com base no problema a ser resolvido sob a
perspectiva do interesse público;
II - Descrição de Requisitos - descrição dos requisitos necessários e
suficientes à escolha da solução, prevendo critérios e práticas de
sustentabilidade;
III - Levantamento de mercado - prospecção e análise das alternativas
possíveis de soluções;
IV - Descrição da solução – descrever a solução como um todo, inclusive
das exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica, quando for o
caso, acompanhada das justificativas técnica e econômica da escolha do tipo de
solução;
V - Estimativa das quantidades a serem contratadas,
considerando a interdependência com outras contratações – elaboração de memórias de cálculo e
documentos que lhe dão suporte, considerando a interdependência com outras
contratações, de modo a possibilitar economia de escala;
VI - Estimativa do valor da contratação – fundamentada com base nos preços unitários
referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, que
poderão constar de anexo classificado, se a administração optar por preservar o
seu sigilo até a conclusão da licitação;
VII - justificativas para o parcelamento ou não da
solução, se aplicável -
avaliação das hipóteses cabíveis;
VIII - Contratações correlatas e/ou
interdependentes Projetos Transversais – relação com projetos transversais da contratação pretendida;
IX - Demonstração do alinhamento entre a
contratação e o Plano Anual de Contratações – promover a identificação da previsão da contratação pretendida no Plano
Anual de Contratações ou, se for o caso, justificando a ausência de previsão;
X - Resultados pretendidos – demonstrar quais serão os resultados
pretendidos em termos de efetividade e de desenvolvimento nacional sustentável,
bem como a necessária demonstração de interesse público;
XI - Providências a serem adotadas – providências administrativas a serem
adotadas pelos responsáveis pela contratação
previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação de
servidores ou de empregados para fiscalização e gestão contratual ou adequação
do ambiente da organização;
XII - Possíveis impactos ambientais e respectivas
medidas de tratamento –
demonstrar qual a estratégia que será adotada para tratar eventuais impactos
ambientas decorrentes da contratação pretendida;
XIII - posicionamento conclusivo sobre a
viabilidade e razoabilidade da contratação – elaboração de manifestação conclusiva com base em fundamentos técnicos
e legais.
·
Conceitos e Definições;
·
Legislação Aplicável;
·
Atores do Termo de Referência e/ou
Projeto Básico;
·
Modelo de Termo de Referência e/ou
Projeto Básico;
·
Instrução Normativa n° 02/2008;
·
Planilha de Custos;
·
Cronograma Físico e Financeiro;
·
Funções do Gestor e Fiscal do
Contrato;
·
Aprovação da Autoridade
Competente;
·
Jurisprudência do TCU;
·
Trabalho Prático.
·
Estudos de Casos e jurisprudência dos tribunais de contas – estudos, artigos e decisões do TCU e do TCE-ES em relação às matérias
abordadas no curso.
·
Hands On - Orientações
finais, Exemplos e Exercícios práticos.
Metodologia: O
curso será prático, com exposição
dialogada, discussão, sistematização e síntese, exercícios teóricos e práticos,
tomando por base a elaboração dos estudos técnicos preliminares (ETP),
que constitui a primeira etapa do planejamento de uma contratação (planejamento
preliminar), e a elaboração de Termo de Referência.
Instrutor:
ALEXANDRE AMORIM:
• Mestre em
Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
• Advogado
especializado na área de Direito Público;
• Secretário-Geral
da Comissão Especial da OAB de Proteção dos Direitos dos Servidores Públicos;
• Palestrante
e professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo há 13 anos,
instrutor em cursinho preparatório para concurso público;
• Professor
homenageado pela Câmara Municipal de Vitória em Sessão Solene no ano de 2021;
• Atuou como
assessor jurídico da Secretaria Municipal de Controle e Transparência –
Controladoria Geral (SEMCONT) do Município de Vila Velha (PMVV), onde
acompanhou processos licitatórios, proferiu treinamentos de temas afetos à área
e orientou servidores das comissões permanentes e temporárias de licitação.;
• Ex-Assessor
jurídico-parlamentar na Câmara Municipal de Vitória;
• Instrutor
no curso de Direito do Consumidor para o Setor Automotivo, no SINCODIVES
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo)
em 2010;
• Instrutor
da FEST nas seguintes disciplinas:
·
Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos;
·
Legística e Técnica Legislativa Procedimentos
para a Correta Elaboração;
·
Procedimentos Administrativos no Setor de
Compras;
·
Nova Lei de Improbidade Administrativa e
Responsabilização dos Agentes Públicos: Alterações e Reflexos Práticos na
Administração Pública;
·
Direito Constitucional para Servidores
Públicos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Direito Administrativo para Servidores
Públicos;
·
Processo Administrativo Disciplinar,
Sindicância e Inquérito Administrativo no Direito Administrativo Sancionador;
·
Formação de Agente de Contratação na Nova Lei
de Licitações e Contratos;
·
Dispensa e Inexigibilidade - Inovações na Nova
Lei de Licitações e Contratos;
·
Planejamento das Contratações Públicas: Curso
Prático de Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência
para Licitações;
·
Assessoria Legislativa com foco em Comunicação
(“Marketing”) e Atuação Parlamentar;
·
Como Estruturar o Órgão/Entidade Administrativa
para Implementar a Nova Lei de Licitações: Curso Teórico e Prático.
·
Licitação Eletrônica pelo Menor Preço ou Maior
Desconto – Aplicação em Âmbito Municipal: IN SEGES/ME Nº 73, de 30.09.22,
vigência a partir de 01.11.22;
·
Contratos Administrativos na Nova Lei de
Licitações e Contratações Públicas: Elaboração, Análise, Interpretação e
Execução Prática; e
·
A Nova Lei de Licitações e a Formação de
Pregoeiro - Com Foco em Casos Práticos.
Investimento:
·
Opção A = R$ 1.692,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, material didático.
·
Opção B = R$ 2.032,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento individual com café da manhã, material
didático.
·
Opção C = R$ 2.382,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
individual com café da manhã,
material didático.
·
Opção D = R$ 1.942,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção D será cobrado por participante
e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
·
Opção E = R$ 2.192,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
duplo com café da manhã, material
didático. Esta opção é válida somente para duas inscrições, onde o valor da
opção E será cobrado por
participante e os dois inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do
hotel.
·
Opção F = R$ 1.932,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 01 jantar, 01 diária de hospedagem em apartamento triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção F
será cobrado por participante e os três inscritos ficarão hospedados no
mesmo quarto do hotel.
·
Opção G = R$ 2.172,00: incluso: inscrição, certificado, coffee
breaks, 02 almoços, 02 jantares, 02 diárias de hospedagem em apartamento
triplo (sendo um sofá cama) com café da manhã, material didático. Esta
opção é válida somente para três inscrições, onde o valor da opção G será cobrado por participante e
os três inscritos ficarão hospedados no mesmo quarto do hotel.
TABELA DE DESCONTOS:
Participantes:
|
Valor do
desconto por aluno:
|
3 e 5
|
R$ 75,00
|
6 e 8
|
R$ 150,00
|
+ de 9
|
R$ 225,00
|
Critérios de concessão de desconto:
1) O
desconto será concedido para cada inscrição realizada de um mesmo órgão/ente
público (mesmo CNPJ), ou seja, o número de participantes será considerado
separadamente por prefeitura, câmara, fundo, instituto, SAAE, etc.
2) A
contagem de participantes para efeito de concessão de desconto ocorrerá
separadamente por curso, ou seja, se a prefeitura inscrever 3 servidores para o
curso “A” e mais 3 servidores para “B”, será concedido o desconto de R$75,00
para cada inscrição.
Dados para
empenho/depósito: FEST
- Fundação Espírito-santense de Tecnologia.
CNPJ: 02.980.103/0001-90. Av. Fernando Ferrari, 845, Campus
Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29.060-973. www.fest.org.br
Banco do Brasil – Agência 21-3. Conta Corrente nº.
122.260-0.
Chave PIX: cursos@fest.org.br
Favor não realizar retenção de IRPJ,
CSLL, PIS e COFINS, pois a FEST é entidade sem fins lucrativos e imune,
conforme dispõe o art. 20, inc. IV e art. 64 da Lei 9430/1996.
O certificado, a Nota
Fiscal e a documentação legal comprobatória da imunidade serão entregues, ao
término do curso, mediante o envio à
FEST da nota de empenho e a efetiva participação do servidor no curso.
Inscrição no site www.fest.org.br ou no link:
https://fest.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=672
Contato FEST:
(27) 3345.7555 – 3345.7668 - 4009.2182 –
3237.2755 – 99904.6107 – Bárbara Soresini ou
Camila. cursos@fest.org.br |